Meu INSS: veja como cumprir exigência no aplicativo

Você sabe como cumprir uma exigência do INSS pelo aplicativo? Você solicitou um benefício do INSS, mas está pendente para cumprir exigência? Então, é importante saber como enviar os documentos que estão faltando por meio do aplicativo Meu INSS. E o melhor é que você não vai precisar nem sair de casa para fazer isso.

Nesse sentido, é válido lembrar que pelo aplicativo Meu INSS, por e-mail ou por SMS, você fica sabendo das tendências na sua solicitação de serviço para o instituto. Por isso, é muito importante saber como cumprir essa exigência no app. Afinal, é comum ser necessário o envio de alguma informação a mais ou algum documento extra por parte do cidadão pelo aplicativo Meu INSS.

Anúncio

Em primeiro lugar, você precisa entrar no aplicativo Meu INSS que foi instalado no seu celular. E caso ainda não tenha baixado o aplicativo Meu INSS no seu celular, saiba que isso é necessário para que você possa então fazer o procedimento que aqui vai ser explicado logo em seguida.

Lembrando que o aplicativo Meu INSS está disponível para ser baixado nos dispositivos móveis com sistemas operacionais Android ou iOS (aparelhos Apple). Além disso, também é possível acessar a plataforma do Meu INSS por meio do seu computador, seja desktop ou notebook, se assim for da sua preferência.

Publicidade

Meu INSS: Localizar processo em exigência no aplicativo

Uma vez que você já entrou no aplicativo Meu INSS e fez o seu login, você vai ser direcionado para a tela principal da plataforma. E na tela principal de Serviços em Destaque, você deve clicar na opção de “Agendamentos e Solicitações”, que é representada pelo ícone de um calendário pequeno.

Logo depois, na tela seguinte que vai aparecer após ter clicado em “Agendamentos e Solicitações”, você precisa localizar qual dos processos se encontra em situação de exigência. Para fazer isso, basta deslizar pela tela até encontrar qual é o processo da lista em que o campo de “Situação” está marcado com a palavra “Exigência”. Simples assim.

Anúncio

Uma vez que o processo que você deseja consultar foi localizado, você precisa clicar no símbolo da pequena lupa que fica localizado na barra superior de cada quadrado de processo da tela. O símbolo da pequena lupa deve então ser clicado para o aplicativo detalhar o requerimento, com todos os seus detalhes.

Cumprir Exigência do INSS no aplicativo

Na tela seguinte, o aplicativo Meu INSS vai apresentar uma série de informações detalhadas sobre o processo em questão. São informações que você mesmo digitou no aplicativo, seja quando criou o seu cadastro ou quando solicitou o serviço em questão.

Publicidade

Tais informações como o nome do serviço que foi solicitado anteriormente, o status do processo, a unidade do INSS que está responsável pela prestação do serviço, o número do protocolo de atendimento, o canal do requerimento, a data da solicitação, entre outros dados importantes. E então, nesta tela, você só precisa deslizar para baixo até encontrar a opção que está com o título de “Cumprir Exigência”.

No aplicativo Meu INSS, a seção de Cumprir Exigência apresenta a seguinte legenda: “Esta opção deve ser utilizada exclusivamente para a complementação de informações e de documentos que eventualmente sejam solicitados pelo INSS”. E logo abaixo desta legenda, a seção de cumprir exigência do INSS no aplicativo apresenta uma caixa com preenchimento na cor cinza e com o seguinte comando: “Responda aqui”.

Anúncio

Nesse sentido, caso você precise anexar documentos que foram digitalizados ou fotografados, você deve clicar na opção de “Anexar Arquivo”. Lembrando que a opção de anexar arquivos está localizada logo abaixo da caixa cinza de resposta. Mas atenção! É importante saber que cada arquivo a ser enviado por meio do aplicativo Meu INSS nesta seção específica de Cumprir Exigência deve ter o tamanho máximo de 5 MB. E em outras palavras, isso significa que arquivos que são maiores do que 5 MB não vão ser aceitos pelo aplicativo Meu INSS nesta seção de cumprir exigência da tela.

Enviar Arquivos de Exigência no aplicativo Meu INSS

Para enviar os documentos, você deve clicar na opção de “Anexar Arquivo” e, logo depois, clicar no botão azul de “Anexar”. Logo em seguida, você deve escolher o arquivo que você vai enviar, clicando nele. E para anexar mais documentos, você só precisa clicar novamente no botão azul de “Anexar”. E assim por diante, repetindo o procedimento de selecionar os arquivos até anexar todos os documentos que são necessários para a sua solicitação de serviço para o INSS.

Anúncio

Dessa forma, quando você terminar de anexar todos os arquivos necessários dentro do aplicativo Meu INSS, é só clicar na opção de “Confirmar” no canto inferior da tela acessória.

Logo depois de ter anexado os documentos no aplicativo Meu INSS, você precisa digitar alguma coisa no campo em cinza que diz: “Responda aqui”. Então, nesse campo, você deve digitar algum tipo de esclarecimento sobre a exigência para auxiliar a análise do INSS e assim fazer com que esse procedimento aconteça de uma forma mais fácil e rápida. Afinal, é importante que você digite, ao menos, uma pequena informação sobre o que está sendo enviado. Nesse sentido, pode ser uma mensagem bem simples como por exemplo: “Boa tarde. Encaminho os documentos solicitados em anexo”. E se estiver tudo certo, é só clicar na opção de “Enviar” logo em seguida.

Na tela seguinte, você deve verificar se os arquivos que anexou anteriormente estão aparecendo como documentos enviados. E então, logo depois disso, você só precisa aguardar o seu processo ser analisado pelo INSS novamente. Nesse sentido, qualquer novidade vai ser comunicada pelo INSS diretamente no seu e-mail, por SMS no celular ou pelo próprio aplicativo Meu INSS. Portanto, a orientação é aguardar o tempo necessário até receber uma resposta oficial do instituto referente ao seu processo.

Sair da versão mobile