INSS confirma nova idade mínima para a aposentadoria em 2020

As novas regras de transição de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, já começaram a valer. Dessa forma, os novos cálculos de aposentadoria tem algumas regras mais rígidas para os seus potenciais beneficiários. De fato, as regras são mais restritivas quando comparadas com as regras válidas para o pedido de aposentadoria antes que a Reforma da Previdência foi publicada no mês de novembro de 2019.

No total, são 3 novas regras de transição. E em todas estas regras, o INSS começou a pedir mais 6 meses de tempo de contribuição. As novas exigências vão valer para até o final deste ano de 2020.

Anúncio

Na regra da idade mínima progressiva, por exemplo, para as pessoas que completarem todos os requisitos ainda em 2020, passarão a ser exigidos 61 anos e 6 meses de idade no caso dos homens – com o mínimo 35 anos de contribuição – e 56 anos e 6 meses de idade no caso das mulheres – com no mínimo de 30 anos de contribuição.

Confira todas as mudanças na idade mínima para aposentadoria em 2020 logo em seguida.

Publicidade

Aposentadoria por Idade

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que as mudanças nas regras de aposentadoria são válidas para as pessoas que completaram todos os requisitos neste ano de 2020.

Nesse sentido, a antiga aposentadoria por idade também aumentou para o caso das mulheres.

Anúncio

A partir de agora, as mulheres beneficiárias vão precisar ter 60 anos e 6 meses de idade mais 15 anos de contribuição com o INSS. Anteriormente, a idade mínima era de 60 anos. Ou seja, foram acrescentados mais seis meses para a idade mínima.

A Reforma da Previdência não mudou os critérios de acesso à aposentadoria por idade para o caso dos homens. Sendo assim, eles ainda podem solicitar o benefício da aposentadoria aos 65 anos de idade com mais 15 anos de contribuição.

Publicidade

Aposentadoria por Idade Mínima Progressiva

Para quem completar os requisitos neste ano de 2020, as regras de aposentadoria por idade mínima progressiva também mudaram.

Na regra pela idade mínima progressiva, as pessoas que completarem as condições para se aposentar deverão seguir as novas regras.

Anúncio

No caso dos homens, eles precisarão ter 61 anos e 6 meses de idade, com um mínimo de 35 anos de contribuição.

No caso das mulheres, elas deverão ter 56 anos e 6 meses de idade para as mulheres, com o mínimo de 30 anos de contribuição.

Anúncio

Aposentadoria por Pontos

A chamada Aposentadoria por pontos também sofreu mudanças.

Nesse caso, a quantidade de pontos necessários para se aposentar aumentou consideravelmente.

No tipo de aposentadoria por pontos, o INSS considera a soma dos anos de idade com o tempo que a pessoa tem de contribuição.

Sendo assim, a quantidade passou a ser de 87 pontos para as mulheres, e de 97 pontos para os homens.

Apesar da crise sanitária pela qual estamos passando, muitas pessoas estão completando os seus respectivos requisitos de idade e tempo de contribuição que são necessários para fazer os seus pedidos de aposentadoria.

Com isso, essas pessoas precisam ficar bem atentas para as mudanças que foram implementadas neste ano de 2020 pelo INSS.

Sair da versão mobile