Imposto de Renda 2021: como saber se preciso declarar

Quando o assunto é Isenção do Imposto de Renda, é preciso considerar duas situações diferentes. A primeira situação é quando o contribuinte é isento de declarar o imposto de renda por não atender a nenhum dos requisitos obrigatórios que são definidos como critério pela Receita Federal.

E a outra situação é a da isenção de tributo, que acontece quando não há imposto que deve ser pago sobre um determinado rendimento do contribuinte. Mas é importante esclarecer que a segunda situação não desobriga o contribuinte de prestar as suas contas para o Fisco.

Anúncio

Na verdade, cada uma das situações que foram citadas anteriormente tem as suas próprias particularidades. A partir dos detalhes que vão ser apresentados logo a seguir, você vai descobrir se você está isento ou não de declarar o seu Imposto de Renda neste ano.

Como saber se estou dispensado de entregar a Declaração de Imposto de Renda em 2021?

Em primeiro lugar, é preciso verificar se os seus rendimentos financeiros no ano de 2020 – ano base do Imposto de Renda 2021 – se enquadram em algum dos tópicos de obrigatoriedade da Receita Federal. No total, são 8 (oito) itens que obrigam um contribuinte a entregar a sua declaração. São tópicos que vão desde os rendimentos tributáveis que estejam acima do valor de R$ 28.559,70 reais até as operações de investimento em ações na Bolsa de Valores.

Publicidade

Principalmente por isso, é muito importante ficar atento aos requisitos, pois se você é obrigado pela lei a fazer a sua Declaração de Imposto de Renda e não vier a fazê-la, essa atitude pode te trazer graves prejuízos financeiros mais adiante, incluindo a aplicação de multa e nome/CPF inscrito nos órgãos de proteção ao crédito.

Além disso, é importante destacar que, a partir do momento em que o contribuinte se encaixa em apenas um dos requisitos obrigatórios da Receita Federal, ele já está obrigado a fazer a sua Declaração de Imposto de Renda. Nesse sentido, não importa se o contribuinte atende a um, dois ou mais itens impositivos de obrigatoriedade. Ao se enquadrar em um dos itens, a obrigatoriedade de declarar o Imposto de Renda já começa a valer e já se encontra estabelecida para o contribuinte.

Anúncio

E caso o contribuinte seja obrigado pelos requisitos da lei a prestar as suas contas para a Receita Federal, é necessário declarar tudo. Dessa forma, mesmo que o contribuinte tenha recebido rendimentos isentos, ele vai precisar informar tudo em sua declaração. Ou seja, todas as informações que dizem respeito aos rendimentos financeiros do contribuinte no ano anterior devem ser registradas no programa da Receita Federal que foi criado especialmente para este fim.

Veja quem precisa entregar a Declaração de Imposto de Renda neste ano de 2021

Portanto, se você não se encaixa em nenhum dos requisitos que foram apresentados anteriormente, isso significa que a lei não te obriga a fazer a sua Declaração de Imposto de Renda neste ano de 2021. Lembrando que os rendimentos a que se referem os requisitos acima dizem respeito aos ganhos financeiros que uma pessoa teve no ano passado, e não no ano atual. Por isso, os ganhos de 2021 não devem ser considerados para este cálculo, pois eles serão considerados para termos de declaração do IR somente no ano seguinte.

Publicidade
Sair da versão mobile