Enem 2022: Inscrição de 10 a 21 de maio

A inscrição do Enem 2022 será realizada no período de 10 a 21 de maio, sendo que os candidatos poderão fazer a inserção de documentos digitais, desde que satisfaçam as regras do edital.

As notas do Enem serão usadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023), sendo que na edição de 2022 foram oferecidas mais de 222 mil vagas em 115 universidades e institutos federais.

Anúncio

Inscrição Enem 2022

Conforme Edital do Enem 2022, os estudantes poderão fazer as inscrições entre os dias 10 e 21 de maio. A taxa de inscrição custará R$ 85 e poderá ser paga até dia 27 de maio, sendo que nesta edição, haverá três formas de pagamento, sendo por meio de boleto, cartão de crédito e Pix.

Os interessados em participar do Enem 2022 (Digital ou impresso), isentos ou não, deverão realizar sua inscrição na Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br).

Documentos

Nesta edição de 2022, o Inep incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

Publicidade

Nome Social

Outra inovação é com relação ao tratamento por nome social, cujo participante, que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero) e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Para aqueles que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, pela Página do Participante.

Anúncio

Calendário oficial Enem 2022

Veja abaixo as datas de cada etapa do exame:

Obrigatoriedade de máscara

De acordo com informações do edital, o uso de máscara durante a prova estará ligado às regras de cada estado ou município. Isto é, se na sua cidade estiver liberado não utilizar máscaras em ambientes fechados, assim também será no local de prova. Enquanto que, se as determinações do seu local de aplicação do exame exigirem a máscara de proteção à covid-19, então, será obrigatório seu uso.

Publicidade

Edital Enem 2022

Sair da versão mobile