Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil é criticado: Vale a pena fazer?

O oferecimento do empréstimo consignado por meio do programa social de distribuição de renda, Auxílio Brasil, vem sendo cada vez mais criticado pelos especialistas e por algumas entidades especializadas em Economia. O que esses especialistas e entidades estão alegando é que a medida pode ser prejudicial para a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e econômica.

O motivo por trás disso é por que os recursos financeiros do programa de transferência de renda costumam ser utilizados para cobrir os gastos básicos de sobrevivência. Logo, se parte desse valor é destinado para o pagamento de um empréstimo consignado, o benefício por mês diminui, podendo gerar mais prejuízos do que vantagens.

Anúncio

No entanto, em resumo, com o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, o cidadão pode ter até 40% do seu benefício mensal sendo descontado antes mesmo do pagamento.

Por conta disso, vários bancos e instituições financeiras da iniciativa privada já se manifestaram contra a oferta da nova linha de crédito para os beneficiários do programa Auxílio Brasil. Ou seja, houve a manifestação da falta de interesse em operar esse novo crédito por meio do programa que substituiu o Bolsa Família em meados do mês de novembro do ano passado.

Auxílio Brasil

Empréstimo Consignado

Caixa Econômica Federal – CEF

Dentre os bancos e as instituições financeiras que são mais prováveis de oferecer o empréstimo consignado para os beneficiários do programa Auxílio Brasil, está a Caixa Econômica Federal – CEF, que é o banco público que já tem a responsabilidade pelos programas sociais que são administrados e pagos pelo Governo Federal.

Publicidade

Além disso, há uma leve chance de que o Banco do Brasil (BB) também comece a ofertar o novo crédito consignado para esse público do Auxílio Brasil. Porém, até o presente momento, isso ainda não pode ser confirmado.

Vale a pena?

Fazer um empréstimo consignado que está ligado ao programa Auxílio Brasil pode valer a pena para as pessoas que possuem alguma necessidade que é urgente e, portanto, inadiável. Porém, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil não vale a pena para pagar as contas rotineiras, que são as despesas do dia a dia, e tampouco para fazer compras desnecessárias.

Anúncio

As recomendações e pedidos de cautela que foram apresentados logo acima são muito importantes, especialmente por que o novo crédito pode comprometer a renda disponível do beneficiário por um longo prazo. Dessa forma, pode vir a faltar dinheiro por vários meses para que o cidadão cubra os seus gastos que são essenciais, como a sua própria alimentação por exemplo.

Sair da versão mobile