Empréstimo Consignado Auxílio Brasil passará por auditoria

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil, que foi realizado pela Caixa Econômica Federal (CEF), durante o período eleitoral do ano passado (2022), estão na mira da Controladoria Geral da União, a CGU.

De acordo com as informações que foram publicadas pela jornalista Amanda Rossi, do UOL Notícias, 99% dos empréstimos consignados teriam sido feitos durante o período das últimas eleições presidenciais, o que dá indícios de que todo esse dinheiro teria sido usado com o objetivo de beneficiar a campanha da chapa concorrente à vencedora. Por isso, deu-se início ao processo de auditoria.

Anúncio

Até o presente momento, o formato exato da auditoria ainda não foi definido. No entanto, o caso também está sendo objeto de investigação por parte do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE. Se a suspeita vier a ser confirmada, o ex-presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), pode vir a receber algumas penalidades, como por exemplo, a aplicação de multa e/ou até mesmo se tornar inelegível.

Auxílio Brasil

Empréstimo Consignado

Ainda no período final do seu governo, o ex-presidente chegou a usar o canal oficial da sua campanha eleitoral para fazer a promoção do empréstimo consignado do Auxílio Brasil como uma das principais realizações do seu mandato. De fato, a medida foi anunciada como uma das maiores novidades da etapa final do governo anterior. Tanto que alguns especialistas interpretaram a medida como uma estratégia puramente eleitoreira.

Os empréstimos consignados do Auxílio Brasil começaram a ser liberados no dia 10 de outubro de 2022, a poucos dias depois que aconteceu o primeiro turno das eleições presidenciais. Portanto, a campanha presidencial já havia começado, e o empréstimo consignado do Auxílio Brasil tinha sido apenas anunciado, e não liberado.

Publicidade

Os dados indicam que, antes do segundo turno, a Caixa Econômica Federal (CEF) teria concedido o valor total de R$ 7,595 bilhões de reais para 2,9 milhões de pessoas. Com o fim do período eleitoral, foram liberados R$ 77 milhões de reais para a concessão de empréstimos consignados para 53 mil pessoas.

Como sair do CadÚnico

Passo a Passo

Sair da versão mobile