Como usar o Aplicativo Caxa Tem para movimentar os benefícios pagos

Desenvolvido com a finalidade de promover a acessibilidade e o fácil acesso aos recursos emergenciais propostos e disponibilizados pelo Governo Federal, o aplicativo Caixa Tem é uma conta digital responsável pela bancarização de milhões de brasileiros por onde os principais recursos oferecidos aos trabalhadores no momento da pandemia foram pagos.

Através desse aplicativo oficial da Caixa Econômica Federal, os cidadãos podem receber o auxílio emergencial, o bolsa família, o fundo de garantia e o Benefício Emergencial, sem que haja a necessidade de comparecimento a uma agência da Caixa e sem que precise se deslocar até uma casa lotérica. Atualmente, o aplicativo permite a movimentação da conta digital como se fosse uma conta corrente normal, como as que são disponibilizadas por qualquer outra instituição bancária, e, não existe taxas de manutenção.

Anúncio

Os serviços disponíveis aos clientes da conta digital da Caixa incluem: compras feitas pela internet, através de cartão de débito virtual que contém inclusive o número de segurança (CVV), pagamento de boletos e títulos de cobranças, aquisição de seguro de vida, auxílio funeral, consulta aos benefícios sociais, saque do bolsa família (de acordo com calendário específico disponibilizado pelo governo), saque do auxílio emergencial (segundo critérios de concessão) e saque do FGTS.

Depois da criação da conta, diversos estabelecimentos comerciais passaram a se adaptar e começaram a aceitar o benefício do auxilio emergencial como forma de pagamento de compras, especialmente os mercados, farmácias e lojas. Deste modo, basta que o cidadão comunique ao caixa que deseja pagar com o auxílio que o processo deverá ser efetuado normalmente, como se fosse pago com qualquer cartão de débito.

Publicidade

A disponibilização dos recursos financeiros do benefício emergencial geralmente é feita automaticamente, seguindo o calendário criado pelo Governo. Ou seja, o dinheiro é creditado diretamente na conta do beneficiário e imediatamente já pode ser utilizado para o pagamento de contas, como água, luz, gás e internet. E ainda, poderá ser utilizado o cartão de débito gerado virtualmente no aplicativo.

Ocorre que, com a dificuldade que o governo encontrou na disponibilização de papel moeda, e para evitar aglomerações em agências bancárias e casas lotéricas, a data de crédito do benefício é diferente da data de saque, então, o saque é permitido normalmente após 15 ou 20 dias depois que o dinheiro caiu na conta do beneficiário, gerando um grande problema ao cliente que não consegue usar o dinheiro nos estabelecimentos que não aceitam o benefício.

Anúncio

No entanto, mesmo com o calendário controverso fornecido pelo governo, é possível contornar essas regras e antecipar o recebimento desses benefícios antes da data prevista.

Como movimentar o dinheiro do Aplicativo Caixa Tem

O aplicativo oficial do Caixa Tem pode ser baixado exclusivamente nas lojas Android (Play Store) e iOS (Apple Store). Depois de feita a instalação, o usuário precisará apenas fazer o login para iniciar o processo de transferência do dinheiro creditado.

Publicidade
  1. Compras utilizando o cartão de débito virtual

Caso o beneficiário do auxílio emergencial queira, também poderá movimentar o saldo da poupança digital para fins de saque utilizando o cartão de débito virtual que é gerado pelo aplicativo Caixa Tem.

O cliente do Caixa Tem deverá conseguir realizar compras com o aplicativo. Ou seja, pagamento de seus itens e produtos poderá ser feito através de um QR Code que normalmente é gerado nas maquininhas de cartão dos milhares de estabelecimentos comerciais. Essa opção também é viável no caso de compras por meio da internet.

Anúncio
  1. Depósito em uma conta digital por pagamento de um boleto (carteira digital)

O beneficiário poderá utilizar o saldo de sua conta digital efetuando o pagamento de um boleto de depósito. Para isso, basta que o cidadão possa gerar o documento através de um banco ou carteira digital (PicPay, Nubank, Mercado Pago, Banco Inter, Recarga Pay) em que seja cliente correntista.

Após isso, o cliente deverá pagar o boleto usando o aplicativo Caixa Tem. O procedimento de transferência e disponibilização do dinheiro ocorre em até dois dias uteis.

Anúncio

O valor máximo para essa transação que o aplicativo aceita é R$600.

  1. Transferência através do cartão de débito virtual

Também existe a possibilidade de o beneficiário conseguir o valor antes do prazo através do aplicativo Guia Bolso, onde será possível criar uma conta no app oficial e adicionar os dados que constam no catão de débito que é gerado automaticamente no Caixa Tem, sendo assim, a transferência do valor é gratuita e poderá ser feita qualquer dia, a qualquer hora.

Essa possibilidade é respaldada também pelo Banco do Brasil, Caixa (cartão virtual), Bradesco, C6 Bank, Santander, Sicredi e Banco Inter e Mercado Pago.

Sair da versão mobile