Cad Único: Veja a alteração em relação a inclusão e exclusão para acesso aos benefícios sociais

CadÚnico

O Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico, é o sistema de dados pelo qual o governo federal utiliza para incluir ou excluir pessoas, em programas de auxílio financeiro, como o Auxílio Brasil. Para aderir ao referido benefício, inclusive, um dos principais requisitos é estar devidamente cadastrado no Cadastro Único.

Com mudança no Governo federal em 2023, o Auxílio Brasil voltará a ser chamado de Bolsa Família, e segundo a equipe de transição, haverá um pente fino em relação do benefício social.

Anúncio

Exclusão cadastral do Cadúnico

Em setembro de 2022, o Ministério da Cidadania promoveu a atualização dos motivos que podem levar a família a ser excluída do Cadastro Único. Entre os motivos mais comuns que levam à saída do Cadúnico estão a falta de atualização dos dados há mais de 2 anos, a omissão de informações, critérios de renda, veja abaixo os motivos:

A pasta da Cidadania atualizou ainda os motivos pelos quais levam à exclusão cadastral de pessoas do Cadúnico, como decisão judicial, suspeita de fraude e desvinculação da família.

Publicidade

A lista completa e atualizada está abaixo relacionada, sendo o motivo antigo da exclusão, observação e o motivo atual:

Anúncio

Pré-inscrição

A pré-inscrição online permite que o processo presencial seja mais rápido, mas não anula a necessidade de comparecimento ao CRAS para formalizar a inscrição no CadÚnico 2023. Veja os passos abaixo:

Documentos para inscrição

Apenas o responsável pela família precisa comparecer ao local, com os seguintes documentos:

Publicidade

Quem precisará renovar o CadÚnico 2023?

Parte da equipe do governo Lula já deu indícios de que algumas famílias deverão renovar o CadÚnico 2023. A ideia é que elas passem por um processo de filtragem e que consigam comprovar que têm direito ao benefício. São elas:

Em 2022, foram convocados a fazer a atualização cadastral aqueles que estavam com os dados desatualizados desde 2017 a 2018. Quem não cumpriu com essa obrigação terá seu benefício cortado até que faça o processo, e pode ter o corte e cancelamento se não atualizar os dados até julho do próximo ano.

Anúncio

Para passar pelo processo é preciso comparecer até uma unidade do CRAS com documentos de comprovação de renda e de identificação. O sistema filtrará as inscrições e caso perceba que a família não cumpre mais com os requisitos, poderá ser excluído.

 

Anúncio
Sair da versão mobile