Auxílio Emergencial: Caixa libera saques e transferências da 2ª parcela

A Caixa Econômica Federal (CEF) liberou a partir deste sábado, dia 6 de julho, os saques em dinheiro e a transferência entre contas da segunda parcela do auxílio emergencial para o grupo de beneficiários que nasceu no mês de julho. O valor da segunda parcela do auxílio emergencial já havia sido depositado para os trabalhadores que nasceram em julho, mas só estava disponível para ser acessado na poupança social digital criada pela Caixa. Portanto, para acessar ou movimentar o dinheiro, o beneficiário só poderia assim fazer se fosse pelo aplicativo Caixa Tem.

O total de trabalhadores nascidos em julho e que, portanto, a partir de hoje (06/06) poderão sacar ou transferir o dinheiro do auxílio emergencial para outras contas é de 2,6 milhões de pessoas. Justamente para atender a esse total de beneficiários, a Caixa Econômica Federal informou que cerca de 680 agências do banco público estarão abertas nesse sábado.

Anúncio

Mas atenção, o horário de funcionamento das agências Caixa neste sábado será das 8 horas até o meio-dia. Por isso, se você já recebeu a sua segunda parcela do auxílio emergencial pela poupança social digital e quer sacar o dinheiro pessoalmente, atente-se para o horário de funcionamento das agências neste sábado.

A liberação de saques em dinheiro e transferências entre contas da 2ª parcela do auxílio emergencial começou no sábado passado, dia 30 de maio. Essas liberações aconteceram de acordo com um calendário que foi criado pela Caixa e que utilizou como critério o mês de nascimento do trabalhador.

Publicidade

Antes da data de liberação, o valor da segunda parcela do benefício já estava depositado em uma conta de poupança digital criada pelo beneficiário. Mas só poderia ser usado para o pagamento de contas, boletos e compras por meio de um cartão de débito virtual. O trabalhador que tinha interesse em realizar esse procedimento deveria acessar o aplicativo Caixa Tem e clicar na seção “Cartão de Débito Virtual”.

Auxílio Emergencial da Caixa

No caso dos trabalhadores que receberam a 1ª parcela do auxílio emergencial em outra conta, a Caixa garantiu que a transferência do valor da segunda parcela do auxílio para esta conta se dará de forma automática. Essa transferência da 2ª parcela deve acontecer no mesmo dia em que forem liberados os saques em dinheiro do benefício de acordo com o mês de nascimento. Por isso, se o trabalhador que faz parte desse grupo quiser sacar o dinheiro em espécie da sua segunda parcela, ele terá que ir até uma agência do mesmo banco em que recebeu a primeira.

Anúncio

Neste sábado, 6 de junho, a Caixa completa uma semana de liberação dos saques e transferências da segunda parcela do auxílio emergencial. Já são 7 dias do procedimento que deve acontecer até o dia 13 de junho, também um sábado. Nesse dia, terão direito a sacar o dinheiro pessoalmente ou transferir o dinheiro para outra conta os trabalhadores que nasceram no mês de dezembro. Com isso, encerra-se mais um ciclo de pagamentos da segunda parcela do auxílio emergencial para esse grupo de trabalhadores.

Mas é claro que isso não significa que todos os beneficiários já terão recebido a segunda parcela do auxílio emergencial. Na verdade, um segundo grupo de beneficiários aprovados recebeu a sua primeira parcela do benefício na última semana de maio. Há ainda aqueles trabalhadores que seguem com o seu pedido de auxílio emergencial em análise.

Publicidade

Para aqueles que já receberam a segunda parcela do benefício até o dia 30 de abril, o calendário de pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial ainda não foi divulgado. Porém, espera-se que o cronograma de pagamento dessa terceira parte do auxílio seja divulgado na próxima semana.

Assim como para aqueles trabalhadores que receberam a primeira parcela em maio, a data de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial também não foi divulgada. De acordo com informações do presidente da Caixa, Pedro Duarte Guimarães, o auxílio emergencial desse grupo de trabalhadores vai acontecer dentro do período de 30 dias, contados a partir da data de recebimento da primeira parte.

Anúncio

Até a última sexta-feira, dia 5 de junho, a Caixa Econômica Federal ainda tinha 10,2 milhões de pedidos de auxílio emergencial em análise. Isso significa que esses pedidos ainda não haviam sido processados e analisados pelo Dataprev, o órgão que ficou responsável por aprovar, ou não, as solicitações que chegam pelo site oficial do benefício na Internet ou pelo aplicativo da Caixa.

Sair da versão mobile