Auxílio Emergencial Inconclusivo: veja como contestar

Não tem sido incomum o relato de pessoas que possuem o direito ao auxílio emergencial e o cadastro está com status inconclusivo. Se o seu auxílio foi considerado inconclusivo, você ainda tem como recorrer dessa situação. Nos casos de profissionais que possuem o direito ao auxílio e o cadastro é dado como inconclusivo é preciso fazer o pedido de um novo cadastro.

Preencher novamente todos os seus dados e conferir se eles estão corretos é a melhor medida a ser tomada nesse caso. Vários motivos podem ocasionar o cadastro como inconclusivo. Portanto, você deve ter cuidado ao preencher novamente seu pedido, confira as dicas!

Anúncio

O que causa um cadastro inconclusivo?

O cadastro pode ser dado como inconclusivo por não oferecer informações necessárias. Ao preencher seu cadastro com chefe de família, por exemplo, é preciso indicar seus parentes.

Todos os dados fornecidos em seu cadastro precisam ser revisados por você. O objetivo é preencher o cadastro com riqueza de detalhes corretos. Caso algum dado esteja em desacordo com as informações que o Governo tem em seus bancos de dados, isso pode ocasionar o cadastro inconclusivo.

Publicidade

Inconsistências em datas de nascimento de pessoas da família e até mesmo erros no banco de dados do Governo podem ocasionar o cadastro inconclusivo. Algumas pessoas acabaram descobrindo que estão com o sexo errado no banco de dados do Governo. E para ter o auxílio liberado, precisam realizar a correção, atualizando suas informações.

Dados iguais aos da Receita Federal

O requente do auxílio deve sempre ter o cuidado de fornecer os mesmos dados que são usados para preencher a declaração de Imposto de Renda.

Anúncio

Caso os dados preenchidos no aplicativo do auxílio estejam diferentes do banco de dados da Receita Federal, provavelmente você terá problemas para ser aprovado.

Por isso, o ideal é preencher o programa com cuidado, atenção e muita transparência. De modo que isso facilite o processo e seu cadastro seja aprovado.

Publicidade

Observe as informações dadas pelo app

Quando você tem o cadastro inconclusivo, o próprio app indica o que pode ter motivado esse status em seu cadastro. Observe se foi apenas um dado escrito errado ou se existe uma lista de informações que não coincidem. Caso você saiba que realmente tem direito, cabe a você corrigir os erros que aparecem como sugestão de correção.

Essas informações não são exibidas de forma aleatória, não se trata de uma mensagem padrão enviada em todos os casos de dados inconclusivos. Se você corrigir os dados conforme a mensagem sugere, provavelmente terá o seu direito garantido após nova análise.

Anúncio

É preciso ter paciência e seguir todos os passos indicados na tela do app para que seu cadastro possa ser realizado de forma correta e seu benefício liberado.

Como saber o resultado da minha solicitação de auxílio emergencial?

O processo para saber o resultado da sua solicitação é bastante simples! Em dois passos você terá a sua resposta.

Anúncio

1° passo: acesse o aplicativo da Caixa ou o site e clique em “acompanhe sua solicitação”;

2° passo: preencha o seu nome, data de nascimento, seu CPF e nome de sua mãe.

Na próxima página será exibida a informação sobre a situação de seu auxílio. Caso ele não tenha sido aprovado, você pode fazer uma nova solicitação para corrigir suas informações ou meramente contestar o resultado.

Se o objetivo é corrigir, basta apenas clicar em “nova solicitação”. Caso o objetivo seja contestar, iremos ensinar como fazer!

Como contestar o resultado do auxílio emergencial?

O processo de contestação também é bastante simples, você precisa:

1° passo: acesse o aplicativo da caixa ou o site e clique em “acompanhe sua solicitação”;

2° passo: preencha o seu nome, data de nascimento, seu CPF e nome da mãe;

3° passo: clique em “contestação” e confirme que quer fazer o processo de contestação. Esse processo só pode ser feito uma vez, por isso, se certifique de que não existem dados a serem corrigidos antes de contestar;

4° passo: confirme que todas as informações declaradas são verídicas;

5° passo: envie a contestação para análise.

Para acompanhar o resultado da sua contestação basta fazer o mesmo processo de acompanhamento de resultado, clicando em “acompanhe sua solicitação”.

Acompanhar é fundamental para ter seu direito garantido e começar a receber o auxílio o quanto antes.

Sair da versão mobile