Auxílio emergencial: 5ª parcela começará a ser paga em 20 de agosto, diz jornal

O calendário da quinta parcela do auxílio emergencial é aguardado por milhões de brasileiros que estão recebendo o benefício do Governo Federal. O valor médio é de R$ 250 por família e será pago até outubro. A expectativa é de que o pagamento comece nos próximos dias.

De acordo com fontes ligadas ao Jornal O Globo, o cronograma de pagamentos da 5ª parcela do auxílio emergencial 2021 terá início no dia 20 de agosto.

Anúncio

Desde o ano passado, é praticamente impossível falar sobre o Auxílio Emergencial sem fazer uma relação com o aplicativo Caixa Tem. Afinal, tanto o benefício do Auxílio Emergencial quanto o aplicativo Caixa Tem foram criados praticamente na mesma época.

Nesse sentido, não é difícil supor que o Auxílio Emergencial e o aplicativo Caixa Tem estão diretamente relacionados. O aplicativo Caixa Tem foi inicialmente criado justamente para administrar os pagamentos que começaram a ser feitos de Auxílio Emergencial.

Publicidade

Por meio do aplicativo Caixa Tem, milhões de brasileiros puderam receber os seus valores de Auxílio Emergencial de uma forma mais fácil e rápida. E com isso, rapidamente o aplicativo Caixa Tem passou a ser a alternativa a que todos os beneficiários tiveram que usar para receber as parcelas do Auxílio Emergencial. E isso significa que, atualmente, o cidadão precisa ter acesso ao aplicativo Caixa Tem para que possa então receber o seu Auxílio Emergencial.

Caixa Tem e Auxílio Emergencial

Em um primeiro momento, o aplicativo Caixa Tem foi uma plataforma criada apenas para que fossem administrados os pagamentos do Auxílio Emergencial. E dessa forma, as parcelas do Auxílio Emergencial constituíram os únicos pagamentos que eram feitos pelo aplicativo Caixa Tem no início.

Anúncio

Porém, com o passar do tempo, devido à fácil adesão à plataforma por parte dos usuários e como uma forma de facilitar ainda mais o pagamento dos benefícios sociais que são administrados pelo Governo Federal, o aplicativo Caixa Tem passou a atender a outras funcionalidades. Dentre elas, a de fazer o repasse de outros benefícios sociais, tais como o FGTS e o Bolsa Família.

Hoje em dia, se pode dizer que o aplicativo Caixa Tem atende a muitos serviços que anteriormente só poderiam ser utilizados em uma agência física do banco público. E com isso, vários outros serviços foram sendo adaptados para o Caixa Tem, indo além do simples pagamento do Auxílio Emergencial e adquirindo outras funções.

Publicidade

Portanto, o Auxílio Emergencial já não é mais o único benefício social do Governo Federal que pode ser encontrado dentro do aplicativo Caixa Tem. Há muito mais para ser acessado e feito dentro desta plataforma digital. Inclusive, os usuários do Caixa Tem podem criar um PIX dentro da plataforma e, dessa forma, fazer pagamentos e transferências sem pagar nenhuma taxa por isso.

Auxílio Emergencial no Caixa Tem

Os pagamentos do Auxílio Emergencial no aplicativo Caixa Tem acontecem de acordo com o calendário de depósitos e saques do Governo Federal. Sendo assim, o dinheiro do Auxílio Emergencial é depositado no Caixa Tem nas datas que o Governo Federal define anteriormente a cada ciclo de pagamentos.

Anúncio

Para os brasileiros que fazem parte do Programa Bolsa Família, o pagamento do Auxílio Emergencial é feito de forma a liberar depósito e saque do benefício no mesmo dia.

Por outro lado, para os brasileiros que não fazem parte do Bolsa Família, o depósito e o saque do Auxílio Emergencial acontecem em datas diferentes. Primeiro, o depósito. Dias depois, o saque. Tudo de acordo com o calendário de pagamentos do Auxílio Emergencial que foi definido pelo Governo Federal, juntamente com o Ministério da Cidadania e a própria Caixa Econômica Federal (CEF).

Anúncio

Para o grupo de brasileiros que precisam esperar um certo intervalo de tempo para fazer o saque do Auxílio Emergencial no Caixa Tem, é importante sempre conferir o calendário de pagamentos em primeiro lugar. Afinal, é importante lembrar também que o dinheiro do Auxílio Emergencial que não é movimentado no prazo de 90 (noventa) dias retorna para os cofres do Governo Federal. E uma vez que esse prazo for ultrapassado, não há possibilidade de que o cidadão receba o dinheiro do Auxílio Emergencial de volta.

Principalmente por isso, a melhor opção do cidadão beneficiário é sempre acompanhar o calendário de pagamentos do Auxílio Emergencial, e então acessar o aplicativo Caixa Tem na data em que o benefício foi depositado ou que, pelo menos, foi liberado para fazer o saque.

Sair da versão mobile