Auxílio Emergencial 2021: passo a passo para contestar o benefício cancelado

De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, os brasileiros que não tiveram acesso a essa nova rodada de pagamentos das novas parcelas do Auxílio Emergencial podem fazer a contestação da decisão. E nesse sentido, alguns destes casos de benefício cancelado poderão ser reavaliados pelo Dataprev, que é, portanto, o órgão público que ficou com a responsabilidade de realizar a análise dos cadastros de beneficiários.

Mas atenção! Antes mesmo de realizar a contestação do seu benefício emergencial, o trabalhador brasileiro precisa confirmar se, de fato, o seu benefício foi negado ou não. Afinal, o beneficiário pode estar no grupo de aprovados para receber as novas parcelas do benefício e nem ter consciência disso.

Anúncio

O pagamento das novas parcelas do Auxílio Emergencial começou a ser realizado na última terça-feira, dia 6 de abril de 2021. Nesse sentido, o calendário de pagamentos vai continuar a seguir o critério do mês de nascimento do beneficiário para dar prosseguimento na sequência de pagamentos que devem ser feitos daqui em diante. O mesmo critério do mês de aniversário também foi utilizado no ano passado.

No total, esta nova rodada de pagamentos do Auxílio Emergencial deve beneficiar o número de aproximadamente 40 milhões de brasileiros entre os meses de abril e agosto. E esta quantidade inclui tanto os brasileiros que foram inscritos no programa via aplicativo e site quanto aqueles que foram contemplados por meio do Bolsa Família.

Publicidade

Auxílio Emergencial 2021 – Como saber se fui aprovado

Para as novas parcelas do Auxílio Emergencial, o Governo Federal não abriu um novo período de inscrições. Portanto, somente os brasileiros que já receberam os valores do benefício em 2020 poderão ser considerados para esta nova rodada de pagamentos. E se você faz parte deste grupo de pessoas que receberam o Auxílio Emergencial no ano passado, siga o Passo a Passo que está apresentado logo a seguir.

A consulta para saber se foi aprovado ou não no Novo Auxílio Emergencial 2021 está disponível desde o último dia 2 de abril de 2021, sexta-feira. E esta é uma consulta que pode ser feita por meio do site oficial do Dataprev, pelo seguinte endereço: https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/.

Anúncio

Logo depois que você acessou o site anteriormente indicado, você pode digitar o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física), o seu nome completo, o nome completo da sua mãe e a sua data de nascimento.

Logo em seguida, você deve clicar no botão azul “Enviar” para verificar se o seu benefício foi aprovado ou negado. A tela seguinte vai te apresentar esta informação. E se o seu Auxílio Emergencial foi negado, você pode contestar.

Publicidade

Auxílio Emergencial 2021 – Como contestar o benefício negado

A página seguinte vai contar com uma opção intitulada “Solicitar contestação”, que é onde o beneficiário tem a oportunidade de saber o motivo pelo qual teve o seu benefício negado pelo Dataprev.

Quando você clica nesse botão de “Solicitar contestação”, a tela vai apresentar a pergunta sobre se o beneficiário realmente deseja contestar a negativa do benefício. E ao confirmar, a contestação vai ser enviada para a avaliação do Dataprev de forma imediata. Caberá, portanto, ao beneficiário, a partir de então, aguardar pela resposta da instituição.

Anúncio

Como você pode ver anteriormente, esta é uma contestação que pode ser feita diretamente no site do Dataprev. E alguns dos motivos que permitem a contestação do benefício negado por parte do beneficiário são os seguintes:

Por qualquer um dos motivos que foram citados anteriormente, há a possibilidade de contestar o Auxílio Emergencial negado. Basta seguir os passos que foram indicados acima e seguir com a sua solicitação de contestação.

Anúncio

Cartão de Crédito Sem Anuidade

Muitos trabalhadores estão procurando cortar gastos. E uma das formas de economizar é utilizar um cartão de crédito fornecido por algum banco que não cobre taxa mensal para uso. Veja uma sugestão abaixo:

Santander Free

Acumulando R$100 em compras com o Cartão Free Santander na função crédito em cada fatura, você fica livre da anuidade. Saiba quais são os benefícios desse cartão:

Ficou interessado? Leia mais sobre o Cartão Santander Free.

Sair da versão mobile