Auxílio Emergencial: confira o que muda para quem ganha Bolsa Família

As novas parcelas do Auxílio Emergencial 2021 começam a ser pagas nesta terça-feira, dia 6 de abril de 2021. No total, vão ser 4 (quatro) novas parcelas mensais que podem variar de R$ 150 reais até R$ 375 reais, de acordo com cada caso. Então, nesse cenário, como vai ficar a situação dos brasileiros que já recebem o benefício do Bolsa Família? Essas pessoas vão ter o direito de receber o Auxílio Emergencial? É possível acumular os dois benefícios?

Na verdade, as pessoas que recebem o Bolsa Família tem o direito de receber o Auxílio Emergencial. Mas ao mesmo tempo, existem algumas regras específicas que devem ser seguidas por este grupo de beneficiários, principalmente no que diz respeito aos valores e às datas.

Anúncio

Os valores do Auxílio Emergencial e do Bolsa Família não se acumulam

Os valores dos benefícios Auxílio Emergencial e Bolsa Família não podem ser acumulados. E nesse sentido, cada caso precisa ser analisado de forma individual. Entenda algumas das regras no próximo tópico logo em seguida.

Então, os beneficiários do Programa Bolsa Família vão ganhar menos?

Publicidade

Há chance de perder o direito de receber os benefícios?

Sim, o cidadão pode perder o seu direito de receber estes benefícios, no caso de não ter movimentado os valores depositados pelos programas sociais ou caso ele esteja irregular em relação às regras de ambos os auxílios (Auxílio Emergencial e Bolsa Família).

Anúncio

De acordo com as novas regras do auxílio emergencial 2021, não é necessário ter o CPF (Cadastro da Pessoa Física) para ter o direito de receber o benefício. Nesse sentido, basta que o cidadão apresente o NIS (Número de Identificação Social) do Bolsa Família para ser considerado plenamente elegível ao recebimento do benefício.

Como receber o Auxílio Emergencial sem ser o responsável por receber o Bolsa Família?

Publicidade

Tanto o pagamento do Auxílio Emergencial quanto o pagamento do Bolsa Família vão ser feitos no nome do responsável familiar, de acordo com os dados que estão registrados no sistema do Cadastro Único (popular CadÚnico), até mesmo nos casos em que o Auxílio é concedido para um outro integrante da mesma família.

Como o beneficiário do Bolsa Família pode sacar os valores do Auxílio Emergencial?

Anúncio

As novas parcelas do Auxílio Emergencial vão poder ser movimentados pelo responsável familiar diretamente na conta de depósito que foi registrada no Bolsa Família, por meio do Cartão Bolsa Família e/ou do Cartão Cidadão.

Da mesma forma, os saques do benefício emergencial poderão ser feitos nas casas lotéricas, nas unidades do Caixa Aqui ou nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal – CEF. E assim que os depósitos forem feitos, as famílias beneficiárias vão receber uma mensagem no extrato de pagamentos do Bolsa Família.

Anúncio
Sair da versão mobile