Auxílio Emergencial 2021: Caixa avalia antecipar mais parcelas

A Caixa Econômica Federal – CEF, por meio de seu Presidente, Pedro Guimarães, informou a possibilidade de antecipar o calendário de saque das próximas parcelas do auxílio emergencial federal, assim como aconteceu com a primeira, paga neste mês de abril aos elegíveis pelo sistema da Dataprev e beneficiários do Programa Bolsa Família.

De acordo com o Presidente, a equipe administrava realiza a análise de viabilidade do ponto de vista operacional, uma vez que o calendário de saques é planejado, entre outros motivos, para evitar aglomerações nas agências físicas da Caixa.

Anúncio

A CEF, empresa pública federal, afirmou que a antecipação dos saques referentes ao primeiro ciclo de pagamento do auxílio emergencial 2021 somente se concretizou porque foi possível inferir, por meio de ampla avaliação, que a dinâmica dos pagamentos estava ocorrendo da maneira esperada, sem grandes confusões.

A antecipação é do interesse apenas dos indivíduos que não participam do Bolsa Família, porquanto estes já podem sacar o valor no momento em que o benefício é creditado na conta. Apenas as pessoas que não participam do referido programa precisam esperar a data de saque do auxílio.

Publicidade

De acordo com o calendário divulgado oficialmente pela Caixa Econômica Federal, o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial terá início em 16 de maio, com disponibilização de saque em 8 de junho, para aqueles nascidos em janeiro.

A disponibilização dos valores segue de acordo com o mês de aniversário, com três ou quatro dias de intervalo entre um e outro, até 16 de junho, quando será creditado o auxílio emergencial daqueles que nasceram em dezembro, com disponibilização de saque em 8 de julho.

Anúncio

Para o terceiro ciclo de pagamento, a Caixa iniciará os trabalhos em 20 de junho, com pagamento àqueles que nasceram em janeiro, e disponibilização de saque em 13 de julho.

O calendário segue o mesmo esquema e se esgota em 21 de julho, com disponibilização de saque em 12 de agosto, aos beneficiários que nasceram em dezembro. Por fim, o quarto e último ciclo de pagamento se inicia em 23 de julho, para os nascidos em janeiro, com disponibilização de saque em 13 de agosto, e termina em 22 de agosto, com o crédito dos beneficiários nascidos em dezembro, e disponibilização de saque em 10/09.

Publicidade

Dúvidas devem ser dirimidas diretamente pelo telefone 111 ou no site https://auxilio.caixa.gov.br/, sendo o comparecimento à agência bancária a última opção, a fim de evitar aglomerações.

Pagamentos do mês de abril seguem a todo vapor

Os pagamentos do primeiro ciclo do auxílio emergencial seguem conforme previsto no calendário oficial. Hoje, recebem o benefício aqueles inscritos no Programa Bolsa Família cujo NIS termine em 5.

Anúncio

Na próxima semana, para esse público, o pagamento ocorrerá na segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira, para os NIS finalizados em 6, 7, 8, 9 e 0, respectivamente. Por sua vez, quanto ao público em geral, os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro terão creditado o valor também na próxima semana, e na sexta o saque já será possível para aqueles que nasceram em janeiro.

Governo Federal alerta para golpe envolvendo auxílio emergencial

Como se sabe, a recomendação é utilizar as ferramentas virtuais disponíveis para manejo do auxílio emergencial, a fim de respeitar as regras de distanciamento social necessárias neste momento.

Anúncio

No entanto, é preciso ficar atento a apps falsos que estão sendo inseridos no Google Play e App Store, com o fim de enganar os usuários, exibir anúncios, coletar dados e até mesmo desviar os valores do auxílio.

Dados oficiais da Kaspersky informam que, recentemente, aplicativos falsos foram baixados milhares de vezes nas lojas oficiais do Google. Embora ainda não haja comprovação de que a intenção do sistema seja causar prejuízo financeiro ao usuário, constatou-se a exibição de propaganda de forma extremamente abusiva, bem como potencial de se tornar malicioso futuramente.

Os aplicativos ainda solicitam o número do PIS do usuário, além de dados constantes na carteira de trabalho, extrato de FGTS e cartão cidadão. Aplicativos como esse já atingiram mais de meio milhão de downloads.

Vale destacar que, no ano passado, o auxílio emergencial foi alvo de golpes, que fizeram mais de 7 milhões de vítimas. Por isso, é muito importante que o usuário fique atento ao aplicativo que está sendo baixado, aos dados que estão sendo inseridos e às informações que estão sendo compartilhadas, a fim de evitar eventuais problemas.

Sair da versão mobile