Auxílio Brasil pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem

O Auxílio Brasil é um novo benefício social do Governo Federal que começou a ser pago no mês de novembro do ano passado. Ele surgiu como o substituto do Programa Bolsa Família, colocando um ponto final em dezessete anos de pagamentos do benefício anterior. A partir de então, o Auxílio Brasil passou a ser o principal benefício de distribuição de renda no âmbito da União, um posto que era anteriormente ocupado pelo Bolsa Família.

No mês de novembro, o Auxílio Brasil foi pago somente para os cidadãos que já faziam parte do Bolsa Família anteriormente. Tanto que os pagamentos seguiram exatamente o calendário que já estava previsto para o programa social que foi extinto. No mês de dezembro, os pagamentos também foram feitos apenas para quem já era atendido pelo Bolsa Família. Somente no mês de janeiro novos beneficiários foram incluídos.

Anúncio

Neste mês de janeiro o Governo Federal anunciou a inclusão de 3 (três) milhões de novas pessoas no Auxílio Brasil. Estes novos beneficiários são pessoas que se encontravam na fila de espera do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Assim sendo, portanto, de acordo com informações que foram liberadas pelo Ministério da Cidadania, a fila de espera foi zerada a partir da chegada dos novos cidadãos ao programa.

Auxílio Brasil no aplicativo Caixa Tem

A partir deste primeiro mês do ano, o Auxílio Brasil conta com um total de 17,5 milhões de famílias beneficiárias. Este é um número recorde, uma vez que é o maior público já atingido por um programa de distribuição de renda no Brasil. E outra informação importante de ser registrada é que esse total de beneficiários pode receber e movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil por meio do aplicativo Caixa Tem.

Publicidade

O aplicativo Caixa Tem é uma plataforma digital que foi originalmente desenvolvida para fazer os pagamentos do Auxílio Emergencial. Na época, foi uma novidade que surpreendeu até mesmo as expectativas mais otimistas do Governo Federal, justamente por permitir que um número maior de pessoas passassem a usar os serviços da Caixa Econômica Federal (CEF), ainda que, inicialmente, com a intenção específica de receber o benefício emergencial.

Aliás, foi a partir do aplicativo Caixa Tem que foi possível criar a chamada Conta Poupança Social Digital. E então, por meio desta conta, é possível acessar uma série de serviços da Caixa. Dentre eles, a própria poupança, que faz render o dinheiro que nela se encontra depositado.

Anúncio

Por meio da conta bancária do Caixa Tem, o cidadão também pode receber e movimentar os seus valores do Auxílio Brasil. Além disso, é possível pedir empréstimos para a Caixa, pagar contas, boletos, fazer transferências, criar e usar o PIX (programa de pagamentos instantâneos), e até mesmo pedir um Cartão de Crédito.

Em resumo, o usuário do aplicativo do Caixa Tem conta com as seguintes possibilidades:

Publicidade
Sair da versão mobile