Antecipação do 13º salário do INSS: veja prós e contras

O 13º Salário do INSS foi antecipado por mais uma vez neste ano de 2021. E, com isso, os aposentados e os pensionistas do instituto já começaram a receber os valores referentes à 1ª parcela do salário extra em suas respectivas contas. Nesse sentido, a 2ª parcela do 13º salário do INSS vai ser paga no próximo ciclo de pagamentos, o que vai acontecer ainda no final deste mês de junho.

Enquanto a primeira parcela do benefício é paga totalmente livre de impostos – ou seja, com o valor integral – a segunda parte do mesmo sofre a incidência dos impostos. E isso significa que o valor das 2 (duas) parcelas do 13º salário do INSS não é exatamente o mesmo.

Anúncio

Afinal, assim como acontece em outros anos, o valor da 2ª parcela deste salário sempre costuma ser relativamente menor do que a 1ª parcela. E os aposentados e os pensionistas que já recebem o seu benefício há pelo menos um ano já sabem disso.

Mas então, será que o pagamento antecipado do 13º salário do INSS foi uma boa decisão tomada pelo Governo Federal para este ano de 2021? Será que o benefício do salário extra chegou em boa hora para os aposentados e os pensionistas?

Publicidade

Pagamento Antecipado do 13º Salário do INSS em 2021 – Prós e Contras

Na verdade, a decisão de antecipar o 13º Salário do INSS para os aposentados e pensionistas neste ano de 2021 tem os seus prós e contras. Ou seja, nem tudo é vantagem, assim como nem tudo é desvantagem. E a depender de cada beneficiário, essa decisão tem o seu lado bom e o seu lado ruim.

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que o pagamento antecipado do 13º salário do INSS já vinha sendo especulado antes mesmo de o ano começar. Ou seja, ainda em 2020, a antecipação do benefício do salário extra neste ano já era pauta dentro do Governo Federal e, especialmente, no público dos beneficiários da Previdência Social do Brasil.

Anúncio

Por isso, não se pode dizer que foi uma surpresa tão grande saber que o Governo antecipou estes pagamentos por mais uma vez. Afinal, a grande maioria dos aposentados e dos pensionistas já esperava por isso. Inclusive, alguns beneficiários do INSS esperavam que isso viesse a acontecer até mais cedo do que está acontecendo. Ou seja, tinham a expectativa de que o benefício fosse pago já no começo do ano, o que, obviamente, não veio a acontecer.

De certa forma, o 13º salário do INSS chega em um bom momento para os aposentados e pensionistas cujas necessidades de orçamento aumentaram consideravelmente neste momento em que a curva da pandemia do novo vírus continua em níveis muito altos. E para esse grupo, o salário extra pode vir a salvar o orçamento doméstico e familiar de algumas armadilhas financeiras.

Publicidade

Por outro lado, a questão da antecipação do pagamento também reflete um cenário que já se viu em 2020, que é este contexto em que os aposentados e pensionistas, muito provavelmente, vão ficar sem receber o salário extra no final do ano, período em que normalmente ele é pago. E a consequência disso é um tanto óbvia: a pressão popular pelo pagamento de mais um salário extra no final de 2021 é praticamente certa.

No ano passado, as discussões que envolviam a aprovação de um possível 14º salário do INSS tomaram conta das expectativas dos beneficiários do instituto. E até o mês de dezembro, se pode dizer que muitas pessoas aguardavam por uma decisão favorável do Congresso Nacional e do Governo Federal para esta proposta, o que, obviamente, não aconteceu.

Anúncio

Neste ano de 2021, o caminho deve ser o mesmo. Uma vez que o pagamento do 13º Salário do INSS foi antecipado, os aposentados e os pensionistas serão assistidos financeiramente no presente momento. Mas esta situação pode ser menos benéfica para o final do ano, que é quando um conjunto de novos gastos normalmente são assumidos pelo grupo familiar, especialmente em função do período de festas. E neste caso em específico, é possível dizer que o pagamento antecipado deste benefício também tem as suas fragilidades, e não somente vantagens.

Sair da versão mobile