13º salário do INSS; quanto vai ser pago na 1ª e 2ª parcela

O governo federal anunciou que irá antecipar o 13º salário de aposentados e pensionistas. O anúncio foi realizado pela equipe econômica, nessa quarta (28). Com o recurso, a expectativa é de injetar R$ 56 bilhões na economia no 1º semestre deste ano.

De acordo com o anúncio, feito durante a apresentação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a expectativa é fornecer o recurso antecipado a 31 milhões de pessoas.

Anúncio

O adiantamento do 13º tem a proposta de fornecer mais insumos aos aposentados e pensionistas, durante o período de pandemia de covid-19. A medida estava anunciada desde março, pelo titular da Economia, Paulo Guedes, mas ainda era necessária a aprovação do Orçamento.

Quando serão os pagamentos?

O valor do 13º salário do INSS é pago em duas parcelas, sendo a primeira parcela de 50%, sem qualquer tipo de desconto, em relação a segunda parcela, os outros 50% são pagos somados às reduções tributárias do IRPF quando as mesmas ocorrem.

Publicidade

Se for liberada o mais rápido possível a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, a expectativa é que o pagamento seja feito de acordo com a folha mensal de benefícios.

Segundo o calendário do INSS para os aposentados e pensionistas, o dinheiro da 1º parcela do 13º salário seria depositado a partir do dia 25 de maio, até 8 de junho, por causa da divisão do calendário de pagamento dos benefícios do INSS.

Anúncio

São datas diferentes para quem recebe até um salário mínimo de aposentadoria ou pensão, que começa a receber nos últimos dias do mês, e quem recebe acima de 1 salário mínimo, que recebe nos primeiros dias do mês seguinte.

Como foi em 2020

Quem tem direito?

Têm direito ao 13º salário do INSS aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Quem ganha BPC ou renda mensal vitalícia não recebe 13º salário.

Publicidade

Os segurados do INSS que terão direito de receber o 13° salário, são:

Sair da versão mobile