Enem 2017: Resultado da prova nacional

Enem recuperação de senha de acesso

Enem recuperação de senha de acesso

Enem 2017: Resultado da prova nacional para os milhares de candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio, que garante seleção pelo Sisu e outros programas do governo federal.

Resultado Enem 2017

De acordo com o MEC, a data para publicação do Resultado do Enem 2017 será 19 de janeiro de 2018. Nas outras edições o Mec divulgou as notas antes da data prevista no edital. Após a divulgação do resultado, o Ministério disponibiliza as inscrições para Sisu.

Anúncio

Notas do Enem servem para quê?

Fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é mais do que ingressar em curso superior, das diversas Instituições públicas e privadas do País.

O exame nacional possibilita a entrada em vários outros programas do Ministério da Educação, tais como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); Sistema de Seleção Unificada (Sisu); Programa Universidade para Todos (ProUni) e para o Ciência Sem Fronteiras.

Sisu edição 2018

A nota do Enem possibilita, por exemplo, o acesso às mais de 60 instituições públicas de ensino superior no país, por meio do Sisu; que é um sistema gerenciado pelo MEC.

Publicidade

Pelo Sisu, as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem; que será classificado de acordo com a melhor nota obtida nas provas.

Inscrições Sisu 2018

As inscrições do Sisu serão liberadas assim que o resultado do Enem for publicado e serão realizadas pelo site do Ministério da Educação, ícone Sisu. As Instituições assinarão o termo de adesão e divulgarão as vagas que serão destinadas para o Sistema de Seleção Unificada. No referido termo de adesão, estarão especificadas as vagas, notas e modalidades de vagas em cada Instituição de Ensino.

Anúncio

Prouni 2018

As notas do Enem permitirão também ao estudante optar por uma bolsa de estudo em uma instituição particular, por meio do ProUni. O objetivo do Programa Universidade para todos é  conceder bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior; em cursos de graduação e sequenciais de formação específica; a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. As Instituições conveniadas com o Programa deverão ter uma avaliação positiva no Sinaes, que é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Ciência sem Fronteira

De acordo com o MEC, para conseguir uma bolsa no exterior pelo programa Ciência Sem Fronteiras; o estudante deverá estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas contemplados pelo programa; além de obtido nota no Enem igual ou superior a 600 pontos, entre outros critérios.

Publicidade

Fies 2018

Outra opção de utilização das notas do Enem é que o estudante pode ingressar no ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para participar, é preciso que os estudantes que concluíram o ensino médio; a partir do ano letivo de 2010, tenham feito o Enem daquele ano ou posterior; e que não tenham zerado na prova de redação. Mas professores da rede pública de ensino estão isentos da exigência do exame. O Fies 2018 terá várias alterações e possibilitará três modalidades a partir do próximo ano.

Modalidades Fies 2018

O Novo Fies gerará 310 mil vagas e será composto por três modalidades, de acordo com o MEC.

Anúncio

-Na primeira, serão oferecidas 100 mil vagas a juro real zero para estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos. Os recursos deste financiamento serão provenientes da União.

-As modalidades dois e três estão destinadas a estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários mínimos. Elas terão como fonte de financiamento recursos de fundos constitucionais; no caso da modalidade dois, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na modalidade três.

Anúncio

Pronatec

O candidato que optar pelo ensino técnico, poderá utilizar as notas do Enem pelo Pronatec. Para se inscrever nas diversas opções de cursos técnicos oferecidos, é preciso se cadastrar no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A oportunidade é direcionada para quem já concluiu o ensino médio e realizou o Enem, a partir de 2010, e obteve nota acima de zero na prova de redação.

Informações Sisu

Notas de corte por área de conhecimento;

-Consulte a concorrência Sisu edição 2017;

Acesse as notas de corte Medicina Sisu 2017-1

Consulte as notas de corte Medicina Sisu 2017-2

Sair da versão mobile