Um milhão de candidatos já solicitou isenção de taxa para o Enem 2019

Um milhão de candidatos já solicitou isenção de taxa para o Enem 2019, em apenas 48 horas, conforme informações do MEC.

Período para solicitar Isenção de taxa Enem 2019

Os candidatos que terão direito à gratuidade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisam ficar atentos ao cronograma; porque a solicitação de isenção da taxa de inscrição será encerrada no dia 10 de abril, no site do Enem.

Anúncio

Quem poderá solicitar a isenção de taxa do Enem 2019?

Para ter direito à gratuidade é preciso cumprir os requisitos e formalizar a solicitação no Sistema Enem. Veja abaixo quem poderá solicitar isenção do Enem:

-Quem está cursando a última série do ensino médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
-Quem cursou todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e, concomitantemente; tem renda igual ou menor que um salário mínimo e meio, por pessoa;
-Quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS); único e válido; além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Como justificar de ausência no Enem 2018?

Quem estava isento no Enem 2018, faltou aos dois dias de prova e quer isenção também em 2019, precisará cumprir uma etapa a mais.

Publicidade

Além da solicitação de isenção é preciso fazer a justificativa de ausência, também pelo Sistema Enem. O período da justificativa é mesmo: 1 a 10 de abril, no site do Enem.

Os documentos aceitos para justificativa de ausência variam de acordo com a causa: acidentes, mortes na família, internação, trabalho, entre outros.

Anúncio

Veja a relação dos documentos aceitos para justificativa de ausência. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios, emitidos pelo, pais ou responsáveis.

Resultado e recursos

Conforme cronograma do Enem o resultado e recursos serão de acordo com as datas abaixo relacionadas:

Publicidade

-Resultado da solicitação de isenção 17/04/2019;
-Resultado da justificativa de ausência 17/04/2019;
-Recurso da isenção da taxa de inscrição 22 a 26/04/2019;
-Recurso da justificativa ausência 22 a 26/04/2019;
-Resultado do recurso da isenção da taxa de inscrição 02/05/2019;
-Resultado do recurso da justificativa de ausência 02/05/2019;

Período da Inscrição 

Conforme cronograma do Enem 2019, as inscrições serão realizadas de 6 a 17 de maio de 2019, no site do Enem.

Anúncio

Data das Provas 

No primeiro dia, 3 de novembro, serão cinco horas e meia para o participante resolver questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação – para a qual vale a advertência de que qualquer explanação; que desrespeito aos direitos humanos incorrerá na perda de 200 pontos.

No segundo dia, 10 de novembro, serão cinco horas para desenvolver as questões propostas de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.

Anúncio

Demais informações no Edital do Enem 2019.

Sair da versão mobile