Quais os documentos para solicitar isenção do Enem 2019?

Quais os documentos para solicitar isenção do Enem 2019; que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro; em diversas regiões brasileiras.

Documentos para solicitar Isenção de taxa

Conforme Edital do Enem 2019, estão abaixo os documentos que serão aceitos para solicitar os recursos para isenção de taxa:

Anúncio

-Comprovante de pagamento, como holerite ou contracheque, recibo de pagamento por serviços prestados; envelope de pagamento ou declaração do empregador.
– Declaração original, assinada pelo próprio interessado, para os autônomos e trabalhadores em atividades informais; contendo as seguintes informações: nome; atividade que desenvolve; local onde a executa; telefone; há quanto tempo a exerce e renda bruta mensal em reais.
– Extrato de rendimentos fornecido pelo INSS ou por outras fontes, referente à aposentadoria; auxílio-doença; pensão; pecúlio; auxílio-reclusão e previdência privada. Na falta destes, extrato bancário identificado; com o valor do crédito do benefício.
– Recibo de comissões, aluguéis, pró-labores e outros.
– Recibo de seguro-desemprego e do FGTS.
– Rescisão do último contrato de trabalho.
– Comprovante do valor da pensão alimentícia. Na falta deste extrato ou declaração de quem a concede, especificando o valor.
– Comprovantes de benefícios concedidos por programas sociais, como bolsa-família.
– Declaração original da pessoa que concede ajuda financeira ao interessado; pagamento de despesas com escola ou de outras despesas; contendo as seguintes informações: nome, endereço, telefone, valor concedido e finalidade.
– Comprovante de residência no Brasil (conta de água; energia elétrica; gás; telefone; carnê de IPTU; correspondências oficiais ou bancárias).

Período para solicitar isenção de taxa

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição serão realizadas de 1º de abril a 10 de abril, no site do Enem. Assim como em 2018 esse processo será feito antes do período de inscrições para o exame.

Quem poderá solicitar isenção de taxa?

Conforme edital do Enem 2019 poderão solicitar isenção:

Publicidade

-Os estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública;
-candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública; ou como bolsista integral na rede privada; com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
-aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica; por serem membros de família de baixa renda; e que estejam inscritos no -Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Em todos esses casos listados acima, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada. Informar dados falsos pode acarretar a eliminação no exame.

Anúncio

Resultado da Isenção Enem 2019

Os candidatos que pleitearem a isenção saberão do resultado no dia 17 de abril, no site do Enem. É importante lembrar que, mesmo conseguindo esse benefício, o candidato não estará inscrito automaticamente no Enem; portanto ele deverão realizar sua inscrição; assim como os demais,  no período destinado à inscrição para o Enem 2019.

Calendário Enem 2019

-Pedido de isenção: 1º a 10 de abril
-Justificativa de ausência no Enem 2018: 1º a 10 de abril
-Resultado da solicitação de isenção: 17 de abril
-Solicitação de recursos caso a isenção seja negada: 22 a 26 de abril
-Pedido de atendimento especial ou de uso de nome social: 6 a 17 de maio
-Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio
-Inscrições: 6 a 17 de maio
-Provas: 3 e 10 de novembro
-Gabarito: 13 de novembro
-Resultado janeiro de 2020.

Publicidade

 

Sair da versão mobile