Situação atual do sistema de serviço da saúde no Brasil

A saúde pública no Brasil é um assunto complexo e que divide muitas opiniões. O fato é que a mesma conseguiu alcançar muitos resultados com a criação do Sistema Único de Saúde (conhecido como SUS), mas o cenário ainda enfrenta grandes dificuldades, as quais, comprometem a qualidade dos atendimentos disponibilizados à população.

Em nosso país, a saúde pública, assim como as instituições de educação e segurança é bem discrepante, o que gera diversas dúvidas e teorias sobre o mesmo.

Anúncio

Nesse artigo abordaremos um pouco sobre saúde pública, além de apresentar a situação atual do sistema de serviços da saúde no Brasil.

Situação atual do sistema de serviço da saúde no Brasil

Diferença entre saúde pública e suplementar

Antes de adentrarmos na situação atual do sistema público de saúde, precisamos dizer que a mesma, no país, é dividida em duas categorias: a pública e a suplementar.

A diferença entre essas categorias é que a saúde pública é estruturada dentro do SUS, já a saúde suplementar é conhecida como saúde privada (atendimento particular), que é oferecida pelos planos de saúde presentes no país.

Publicidade

Porém, a maior parte da população brasileira depende do atendimento do SUS, não contratando planos de saúde por motivos pessoais ou financeiros.

Ainda que um cidadão tenha contratado o plano de saúde, o mesmo não é excluído do direito de ter atendimento através do SUS, mas acaba utilizando somente o convênio para evitar a espera e demora nas filas dos postos e hospitais da rede pública.

Anúncio

Fazendo uma análise geral, a saúde pública está em decadência, já que segundo a Organização Mundial da Saúde, o parâmetro ideal de atenção à saúde é de 1 médico para cada mil habitantes e o Brasil supera essa razão: hoje, são 2,11 médicos para cada mil habitantes, porém a divisão desigual entre capitais e interiores acaba fazendo com que falte médicos em muitas regiões.

Situação atual do sistema dos serviços de saúde no País

O SUS é conhecido como sendo um dos maiores e mais importantes, sistemas de saúde pública ao redor do mundo, são cerca de 190 milhões de atendimentos por ano.

Publicidade

Apesar desse reconhecimento, ainda existem diversos desafios que dificultam o acesso completo a saúde de toda a população. Atualmente é comum pacientes precisarem esperar horas para serem atendidos, meses para marcar cirurgia SUS, exames e consultas, além disso, existem hospitais com leitos.

Mas porque isso acontece? Segundo especialistas em gestão, o problema atual do segmento de saúde é o financiamento, pois, não há verba suficiente para custear o sistema de forma que atenda a todos em suas devidas emergências.

Anúncio

O crescente número da população idosa do país aumenta a exigência de atendimentos, o que piora a situação, uma vez que os recursos são praticamente escassos. Segundo, pesquisa realizada pelo IBGE, mostra que mais de 20 milhões de habitantes alcançou a idade de 60 anos ou mais. Nessa faixa etária é comum os problemas de saúde se tornarem recorrentes, o que ocasiona em um alto custo para o sistema de saúde pública.

Diante de todo esse quadro, a população tem sido obrigada a recorrer a alternativas como a saúde suplementar, no caso, os planos de saúde.

Anúncio

Pronto. Esperamos que com esse artigo você tenha aprendido um pouco sobre a situação atual do Sistema de serviço de saúde no Brasil, caso queira saber como ter acesso a um atendimento de maior agilidade, qualidade e eficiência na saúde pública, leia informações sobre o cartão do SUS.

Sair da versão mobile