Passatempos matemáticos ajudam a entender a matéria

Para muitas crianças e adolescentes, aprender matemática pode ser desafiador. Mas, cada vez mais, os educadores têm usado recursos pedagógicos para tornar esse desafio atrativo e, até mesmo, divertido. Através de jogos, é possível estimular o raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas e reforçar o aprendizado dos alunos.

O ensino da matemática básica é fundamental para toda a vida, mesmo para quem não pensa em seguir uma profissão da área de exatas. A aplicação de derivadas é um dos muitos exemplos de como a matemática está presente no nosso dia a dia.

Anúncio
Foto: Robo Wunderkind/Unsplash

Considerando que as derivadas podem ser compreendidas como a taxa de variação entre duas grandezas, elas fazem parte da rotina da dona de casa que percebe as variações de preços dos produtos no supermercado; do motorista que acompanha as oscilações do valor do combustível; do profissional da saúde que efetua análises em laboratórios sobre o crescimento populacional de microrganismos; do empresário que avalia o custo da produção, dentre outras situações.

A matemática também está relacionada à biologia, ao marketing, à música e até mesmo aos esportes. Além disso, é a base necessária para a disciplina de cálculo, presente nos cursos superiores de exatas.

Conheça cinco sites com jogos de matemática

Na internet há sites gratuitos com jogos que contribuem para o aprendizado em matemática de alunos de diferentes idades. São alternativas lúdicas para aumentar o engajamento, reforçar a absorção do conteúdo e estimular as habilidades matemáticas.

Publicidade

Uma das opções é o portal Coquinhos, que tem uma variedade de jogos direcionados para crianças de três anos até adultos. Na área da matemática, há aqueles que trabalham números, cálculo mental, geometria e matemática aplicada. Roleta de Tabuada, Rally da Multiplicação, Aventura de Igualdades Algébricas, Cálculo da Média com o Escaravelho Dourado são alguns exemplos que misturam conteúdos matemáticos com entretenimento.

Outra alternativa para aprender se divertindo é o site Escola Games, que oferece jogos educativos para o ensino fundamental de crianças a partir dos cinco anos. O jogo Aventura Geométrica auxilia os pequenos na identificação e na memorização das formas. Já o Mestre da Tabuada exercita o cálculo mental, indicado para aqueles com até dez anos. O Dividindo a Pizza estimula o raciocínio lógico e reforça o ensino sobre frações para estudantes de até 12 anos.

Anúncio

O site Geniol apresenta jogos variados, direcionados para adolescentes e adultos. Dentre eles, há alguns que trabalham lógica e raciocínio, como xadrez, quebra-cabeças e desafios.

Também na linha do Geniol, há a Racha Cuca, outro site gratuito com opções que reforçam o aprendizado em matemática. O jogo Robox estimula o raciocínio lógico do jogador, que deve planejar os movimentos para levar as caixas aos lugares determinados. No 2048, o objetivo é juntar blocos para se chegar a esse valor.

Publicidade

Um passatempo matemático bastante conhecido que pode ser jogado on-line e gratuitamente é o Sudoku. Além do raciocínio lógico, ele contribui para desenvolver a percepção, a concentração, a memória e a coordenação do jogador. Há, inclusive, pesquisas científicas mostrando os benefícios para a saúde de quem exercita o cérebro com esse jogo.

Sair da versão mobile