Dicas para entrevistas com teste de Excel

Você deseja aprender os principais truques para arrasar no processo seletivo?

Hoje em dia, ser convocado para uma entrevista de emprego é uma incrível notícia e, por conta disso, você deve estar altamente preparado.

Anúncio

A concorrência só cresceu nos últimos anos, e por isso você deve incluir cursos de qualificação profissional no currículo, como, por exemplo, o Curso de Excel, que fará total diferença no momento da seleção.

Dentro das qualificações mais bem avaliadas entre os recrutadores, o curso de Excel vai ganhar um grande destaque. Nos dias atuais, com um conhecimento avançado do Excel, é possível alcançar os melhores lugares entre os primeiros candidatos selecionados no processo seletivo.

Porém, é preciso ser muito honesto. Afinal, quando o candidato é chamado para as próximas etapas do processo seletivo, ele deverá estar preparado para demonstrar o que ele sabe. Não basta somente manifestar uma boa desenvoltura durante a entrevista, é preciso estar preparado para responder todas as questões teóricas, e assim convencer os recrutadores a lhe contratar.

Publicidade

Na entrevista de emprego é comum que o entrevistado seja questionado sobre os seus conhecimentos no Excel, pois esse é um dos softwares mais usado pelas empresas.

E para auxiliar na seleção dos candidatos, as empresas adotam um determinado teste de Excel para conhecer os devidos conhecimentos do candidato e compreender assim se realmente ele possui os requisitos básicos para a vaga.

Anúncio

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar. Vamos lá?

Para que serve o Excel?

Ele é um programa de criação de planilhas eletrônicas, que foi construído a partir de células organizadas em linhas e colunas.

Publicidade

Este software pode ser utilizado para a realização de várias tarefas, como a realização de cálculos simples até os mais complexos, criação de banco de dados, elaboração de relatórios, projeções, análises estatísticas e financeiras.

Dentro dos processos seletivos, o que é cobrado de Excel?

Se você não está concorrendo a uma vaga muito específica dentro da empresa, provavelmente aplicará uma prova de Excel, o usual é sempre pedir que os candidatos comprovem os seus conhecimentos do básico ao intermediário.

Anúncio

Em seguida veremos algumas dicas para que você vá bem no processo seletivo.

Abordaremos cinco dicas de extrema relevância para lhe ajudar nos processos seletivos, e assim conseguir a vaga.

Anúncio

Primeira dica: Como se deve responder à pergunta: “Qual o seu nível dentro do Excel? ”

Sempre que perguntarem sobre o seu nível de conhecimento em Excel, jamais responda algo como: “tenho o básico do Excel”, “fiz um curso básico” ou “tenho o avançado”. Pois, quem classifica os cursos em níveis são as escolas de informática. Muitas vezes os conteúdos do curso básico de uma escola estão no módulo intermediário de outra.

Hoje, o mundo corporativo requer um detalhamento cada vez maior. Sempre quando você estiver em uma entrevista, busque explicar melhor o que você sabe fazer com o Excel.

Como, por exemplo: criar planilhas, elaborar fórmulas matemáticas básicas, cálculos com porcentagem, relatórios com tabela dinâmica, automatizar planilhas, entre outros.

Quem vai atribuir o nível de seu conhecimento será o entrevistador.

Segunda dica: Faça um curso de Excel e pratique os conteúdos

Uma coisa é você fazer um Curso de Excel Avançado e outra é ter a agilidade para usar o programa e trazer as devidas respostas para a prática. Pois, usar o Excel com agilidade vai requer muita prática, então sempre faça várias vezes os exercícios que aprendeu em aula.

O curso vai lhe proporcionar o conhecimento da ferramenta. A agilidade em usar o software vai depender do quanto você vai se dedicar em praticar o que aprendeu em aula.

Em um teste de Excel, será muito importante você mostrar com mais grandeza sobre o que você sabe sobre os recursos do Excel, sobre como usar com grandeza as devidas funções e sabe-las resolvê-las. Analise a situação, você fazendo um teste e demorando muito tempo para hora para entregar os devidos resultados enquanto outros candidatos conseguem resolver o devido problema em vinte minutos. Quem você acha que terá mais chances de ficar com a vaga?

Terceira dica: Preste bastante atenção nos enunciados das questões

Muitos candidatos têm muita pressa para fazer logo o teste somente para mostrar eficiência. Sempre antes de entregar o teste, leia novamente todos os enunciados das questões.

Lendo novamente, você verá se foi entregando tudo o que foi perguntado, verá se os resultados estão certos e se os cálculos estão corretos.

Dentro dos testes é bem provável que muitas pessoas usem cálculos errados, pois fizeram com pressa e não tiveram atenção. Esquecendo às vezes de fazer alguma formatação, pois somente se preocupou com o PROCV, pois era o mais importante do teste.

Quarta dica: Saber as funções SE do Excel

A função SE tem o objetivo de trazer um determinado resultado a partir de um teste lógico das condições apresentadas. Por conta disso, é uma das principais funções no Excel para entrevista de emprego.

Quinta dica: Saber as funções PROCV Excel

A PROCV vai ajudar principalmente dentro da localização de dados entre tabelas ou intervalos. Ela será uma das medidas mais famosas e com certeza uma das principais funções que existem dentro Excel para entrevista de emprego.

Depois de ler sobre as dicas para entrevistas com teste de Excel, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Sair da versão mobile