Falar italiano é difícil? Supere os 3 maiores desafios desse idioma

Há quem considere o idioma italiano difícil de aprender, mas você o que pensa sobre o assunto? Bom, se você faz parte desse time, lhe mostraremos como aprender italiano facilmente!

Como estamos acostumados com o tradicional idioma inglês, é normal acreditar que falar italiano é difícil, mas saiba que se trata de um idioma encantador e que apresenta inúmeras oportunidades para você.

Anúncio

Isso decorre do fato que o Brasil é considerado o país com o maior número de descendentes italianos no mundo, devido ao processo de imigração ocorrido.

Assim, você pode até mesmo ter algum familiar da Itália presente em sua árvore genealógica, podendo solicitar a dupla cidadania, visto que aproximadamente 30 milhões de brasileiros têm origem italiana.

Falar italiano é difícil? Supere os 3 maiores desafios desse idioma

Além disso, italiano e difícil não combinam na mesma frase, considerando que ambos possuem o latim como língua base do idioma, isto é, há várias semelhanças entre o português e o italiano, facilitando o aprendizado.

Publicidade

Pensando nisso, mesmo que você ainda considere que o idioma italiano é difícil, acredite que com foco e dedicação você pode aprender italiano sozinho, pois se trata de uma língua bastante familiar para quem já fala português.

Então, para acabar de uma vez por todas com seus problemas e lhe dar aquele empurrãozinho que está faltando, a seguir mostrarei algumas dicas para superar os obstáculos que é aprender italiano. Vamos lá?!

Anúncio

Índice de conteúdo:

Por que falar italiano é difícil?

Falar italiano é difícil? Supere os 3 maiores desafios desse idioma

Como já mencionado, milhares de pessoas ainda pensam que falar italiano é difícil, mas qual o motivo para isso?

Publicidade

De modo geral, os maiores problemas na hora de estudar a língua italiana é que há algumas diferenças no vocabulário, principalmente quando se tem palavras terminadas com as vogais “e” e “o” e também quanto aos diversos dialetos regionais presentes na Itália.

Outro grande pesar do italiano para iniciantes é que nem todas as escolas de idiomas possuem cursos específicos para aprender italiano e em muitos casos o valor é muito caro, fazendo com que o estudante desista ou procure um idioma mais acessível, como o inglês.

Anúncio

Mas, com um pouco de dedicação e estudo você tranquilamente conseguirá driblar esses desafios em aprender italiano, uma vez que para quem aprendeu o português, cheio de regras ortográficas, gramática e etc., italiano é considerado super fácil.

Vamos conferir então quais são as principais dúvidas dos estudantes durante as aulas de italiano?

Anúncio

Perguntas mais frequentes do italiano para iniciantes

Falar italiano é difícil? Supere os 3 maiores desafios desse idioma

Há muitas questões que passam na cabeça de quem tem interesse em estudar o idioma italiano, tais como:

Bom, se você deseja se arriscar nesse mundo maravilhoso que é a cultura italiana, veja a seguir os principais obstáculos que levam a crer que falar italiano é difícil, aprendendo exatamente como acabar com as dúvidas mencionadas acima.

3 maiores desafios de aprender italiano: Supere-se!

Falar italiano é difícil? Supere os 3 maiores desafios desse idioma

Hoje em dia, aproximadamente 100 milhões de pessoas falam italiano ao redor do mundo, o que nos leva a acreditar que a crendice que “o idioma italiano é difícil” é pura bobagem.

Mas, para que você não corra o risco de achar alguma dificuldade na hora de aprender italiano, confira a seguir os maiores desafios do estudo da língua italiana, sabendo como contorná-los e tirar o máximo de proveito das suas aulas de italiano!

GRANDE VARIEDADE DE DIALETOS REGIONAIS

Assim como no Brasil temos regiões com sotaques e dialetos próprios, na Itália ocorre o mesmo, sendo então uma das razões para o considerarem o italiano como difícil é quanto a variedade de dialetos regionais.

Nesse sentido, os dialetos italianos tem tanta variedade e importância no país que são tidos como uma segunda língua, visto que cada região possui seu dialeto específico e há casos em que mesmo cidades próximas possuem regionalismos linguísticos distintos.

Dessa forma, mesmo que você faça um ótimo curso de italiano, super completo, prepare-se para ter algumas dificuldades na hora de praticar e vivenciar a língua italiana, especialmente com relação à conversação.

A dica então para acabar com esse desafio de que o italiano é difícil em relação ao dialeto, é que você procure treinar ao máximo o idioma, através de músicas, filmes, noticiários e etc., sempre diversificando as fontes, para ter uma maior abrangência e contato com o que é falado.

Além disso, o italiano formal e informal não é tão diferente assim e quem costuma usar mais os dialetos italianos são pessoas mais velhas e que moram em cidades do interior.

PRONÚNCIA DIFERENTE DA DO PORTUGUÊS

A pronúncia é um dos grandes desafios para quem quer aprender italiano, pois mesmo sendo uma língua que é falada assim como é escrita, ainda há dificuldades com relação à pronuncia de palavras.

Assim, se você acha que falar italiano é difícil, saiba que tudo é pratica. Quanto mais você estudar e praticar, melhor ficará sua pronúncia, basta que você:

NÃO HÁ REGRAS FIXAS PARA O PLURAL

No idioma italiano não há uma única regra de plural como no português, onde apenas adicionamos “s” ao final das palavras.

Dessa forma, pode tornar um pouco complicado estudar a língua italiana, até mesmo considerando que o italiano é difícil, visto que há palavras em que regra específica para o plural, independentemente do gênero, e em outras fica totalmente diferente como com a palavra braccio (braço no singular masculino) e braccia (plural no feminino).

Para isso, somente treinando o vocabulário e a gramatica italiana, se atentando as regras e assim entendendo como é feita a construção do idioma italiano, que mesmo tendo origem na língua latina igual ao português, apresente suas particularidades.

Portanto, agora que você viu que é mentira quando dizem que falar italiano é difícil, comece a praticar o quanto antes, pois italiano e difícil não tem nada a ver, basta dedicação e um bom planejamento de estudos.

Assim, o idioma italiano é difícil apenas para quem vai começar a estudar sozinho, visto que há bastante coisa a levar em consideração na hora de aprender italiano, mas hoje em dia há várias possibilidades, como professores particulares de italiano, cursos online, vídeo-aulas gratuitas na internet, entre tantas outras opções.

Sair da versão mobile