Dicas para usar corretamente o cartão de crédito

Hábitos financeiros saudáveis ajudam a melhorar nossa qualidade de vida por contribuir com a possibilidade de alcançarmos nossos objetivos, no entanto, uma vez que isso é possível, precisamos ter os pés no chão, ou seja, usar corretamente o cartão de crédito. Controlar os gastos de forma responsável evita que as nossas dívidas excedam a capacidade do pagamento.

Desse modo, é preciso conhecer primeiro a responsabilidade que a aquisição de um cartão de crédito envolve, além dos benefícios que serão disponibilizados pelo mesmo. Confira a seguir como fazer o uso correto do cartão de crédito com dicas bem simples.

Anúncio
Dicas para usar corretamente o cartão de crédito

Escolha de planos

Existe diversos planos fidelidade, entre eles está o acúmulo milhas para viagens, acumulação de pontos para resgatar durante suas compras e cartões que possibilitam descontos em algumas lojas.

No momento de escolha você deverá optar pelo que melhor lhe beneficia, pois de nada adianta adquirir um plano que não será utilizado.

Conheça as vantagens da sua bandeira

Conhecer todas as vantagens que seu cartão de crédito proporciona é importante para economizar. Por exemplo, os programas de descontos oferecidos em lojas específicas; ao invés de passar o cartão em outro local, você poderá fazer suas compras na loja parceira da bandeira e conseguir descontos, parcelas sem juros, acúmulos de pontos para serem usados nas próximas compras e outros.

Publicidade

Mantenha as despesas controladas

Procure organizar as suas compras com um orçamento em mente, coloque o rendimento de acordo com os pagamentos que deverão ser realizados naquele mês, antes de realizar a compra de qualquer item que não esteja na sua lista, pergunte-se sobre a necessidade do mesmo e se pode pagar na próxima fatura.

Fique atento as informações sobre a sua bandeira

As entidades como Visa e MasterCard, são conhecidas por oferecerem vantagens diferenciadas, faça uma pesquisa e esteja por dentro das informações sobre as bandeiras.

Anúncio

Atenção com a data de fechamento da fatura e do pagamento das mesmas
É preciso ficar atento as datas limite para realizar compras e a data de vencimento da fatura para melhorar a administração do período disponível para financiamento, por exemplo, quando é fechada a fatura para o próximo vencimento. Pois, em alguns casos, você pode sair do orçamento mensal por ter confundido as datas.

Desse modo, fique sempre atento a sua fatura, saiba neste site como emitir a segunda via da fatura de diversos cartões.

Publicidade

O limite de crédito deve estar dentro de suas possibilidades de pagamento

É tentador ter um cartão com limite alto, mas isso pode ser um problema. O correto é não se deixar levar e gastar até o limite, uma vez que imprevistos podem acontecer e você não conseguir pagá-lo em dia, devido ao valor alto que foi utilizado.

Analise os custos

Investigue se o seu cartão tem algum custo de administração recorrente e/ou cobranças adicionais. Isso ajudará que evite surpresas desagradáveis na hora do pagamento de faturas.

Anúncio

Aprenda sobre taxa de juros

Antes de adquirir o cartão, esteja ciente de quais são as taxas de juros mensais. Procure realizar os pagamentos no dinheiro. Caso aconteça um imprevisto, este ponto é vital para que tenha clareza sobre quanto deverá ser pago.

Tenha cuidado com seus cartões

É preciso tomar preocupações a fim de evitar fraudes e uso por terceiros não autorizados. Se possível adquira um seguro para roubo. Evite ter muitos cartões, pois com um já é preciso se policiar, e adquirir mais pode colocar suas dívidas em uma bola de neve.

Anúncio

Além disso, procure verificar o extrato de seu cartão todos os meses, para fazer o controle do orçamento e ter ciência de como está utilizando o seu crédito.

Caso tenha gostado das nossas dicas e queira acrescentar mais alguma para nossos leitores, aproveite o espaço abaixo e deixe seu comentário.

Sair da versão mobile