Informe de Rendimento 2023 do INSS; acesse

O extrato de Imposto de Renda do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o informe de rendimentos fornecido anualmente pelo Instituto para ajudar na declaração de valores que foram recebidos pelo beneficiário no último ano.

Aposentados, pensionistas e outros segurados que tenham recebido qualquer tipo de benefício do INSS no ano passado devem baixar seu informe de rendimentos para o Imposto de Renda 2023. O prazo de preenchimento e entrega da declaração começa no dia 15 de março e se encerra no dia 31 de maio.

Anúncio

O documento já está disponível e pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. O cidadão não precisa comparecer a uma agência do INSS para conseguir seu extrato, uma vez que o documento pode ser baixado diretamente pela internet.

Como obter o Informe de Rendimento do INSS

O beneficiário precisa acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e fazer o login com os dados do gov.br

Publicidade

Na barra “Do que você precisa?”, basta digitar “Extrato de Imposto de Renda” e emitir o documento.

Outra opção é conseguir o documento junto ao banco onde recebe seu benefício.

Anúncio

Como obter o informe de rendimento do INSS no chat da Helô

  1. Acesse o site Meu INSS;
  2. Clique na ilustração da assistente virtual  no canto inferior direito da tela para iniciar o bate-papo;
  3. Informe nome e CPF para iniciar o chat e baixar o informe de rendimentos do INSS.

Imposto de Renda 2023

A partir deste ano, o contribuinte passará a entregar a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física mais tarde. A Receita Federal adiou o prazo de envio do documento do IR 2023 para o período de 15 de março a 31 de maio.

A Receita Federal explicou que a mudança tem como objetivo permitir que todos os contribuintes possam ter acesso à declaração pre-preenchida do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega.

Publicidade

Segundo o auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, como a maioria das informações oferecidas na declaração pré-preenchida só chegam à Receita Federal no fim de fevereiro, o Fisco precisa de um prazo para consolidar os dados. Por causa disso, o formulário pré-preenchido, que proporciona mais comodidade e diminui a chance de erros pelo contribuinte, só sai na metade de março.

Sair da versão mobile