Como funciona o FGTS do Futuro?

Veja as regras para ter acesso ao FGTS do Futuro

O FGTS do futuro é uma nova modalidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que visa facilitar o acesso ao financiamento imobiliário usando o saldo futuro do FGTS.

A intenção é que os recursos sejam utilizados para reduzir as prestações ou amortizar o valor dos imóveis financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), com foco especial nas famílias de baixa renda.

Anúncio

Na prática, os trabalhadores assalariados utilizarão os depósitos futuros do FGTS, os quais serão creditados na conta conforme os valores repassados pelo empregador. Uma vez que a empresa efetuar o depósito, o montante será destinado diretamente ao pagamento das prestações habitacionais.

Como aderir ao FGTS do Futuro?

Para aderir ao FGTS Futuro, é necessário informar o banco responsável pelo financiamento imobiliário e detalhar os valores que serão transferidos automaticamente pela Caixa Econômica Federal.

Aproximadamente 8% do salário do trabalhador poderá ser utilizado para complementar o valor da parcela do financiamento.

Publicidade

Inicialmente, a implementação do FGTS futuro será experimentada entre famílias cuja renda mensal não ultrapasse R$ 2.640, enquadrando-se na Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida. O plano é estender esse benefício para todas as faixas de renda, com um limite máximo de até R$ 8 mil.

Para que isso se concretize, as regras precisam ser aprovadas pelo conselho do FGTS, o que permitiria à Caixa Econômica Federal liberar os recursos do FGTS do trabalhador para essa finalidade.

Anúncio

A medida foi autorizada pelo Conselho Curador em outubro de 2022, durante o governo Jair Bolsonaro (PL), mas ainda não entrou em vigor devido a obstáculos técnicos.

A expectativa é que o assunto seja discutido na próxima reunião do colegiado do FGTS, agendada para 19 de março de 2024.

Publicidade
Sair da versão mobile