Bolsa Família 2023: Atual governo pode criar novo aplicativo

As novidades sobre o programa Bolsa Família 2023 não param de ser divulgadas.  O calendário de pagamentos do Bolsa Família referente ao janeiro de 2023 já foi divulgado. Algumas dessas novas propostas já haviam sido anunciadas anteriormente, ainda durante o período de campanha eleitoral. Porém, algumas outras novidades estão sendo divulgadas somente nesse ano, depois que o novo governo tomou posse.

Por exemplo, algumas das novidades que já tinham sido anunciadas para o programa nesse ano dizem respeito à retomada de alguns requisitos que eram praticados anteriormente. Dentre eles, o requisito de se exigir a frequência escolar das crianças e dos adolescentes que fazem parte do grupo das famílias beneficiárias do programa. Outra regra que pode ser citada está na exigência de se manter a carteira de vacinação devidamente atualizada.

Anúncio

Bolsa Família 2023 com pagamento adicional de 150 reais por mês

Porém, a novidade que mais agradou até o presente momento está no pagamento adicional. Nesse sentido, o Bolsa Família vai pagar um valor adicional de R$ 150 reais por mês para as famílias beneficiárias que tem crianças de até 6 (seis) anos de idade em sua composição do grupo familiar. Com isso, a partir de então, essas famílias podem receber um valor de benefício social a partir dos R$ 750 reais por mês, o que representa um aumento considerável para esses grupos familiares que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Apesar disso, as novidades não param por aí. Afinal, foi no evento de posse da atual ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que também fez parte da equipe de transição do novo governo, que o atual ministro do Desenvolvimento e da Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), deu algumas declarações a respeito do novo Bolsa Família 2023. Inclusive, o atual ministro falou sobre o processo de revisão dos cadastros do Bolsa Família por meio do Cadastro Único (CadÚnico), uma espécie de Operação Pente Fino, semelhante à do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que deve começar a ser realizada muito em breve. O principal objetivo é verificar quem pode continuar a receber o Bolsa Família ou não nesse ano de 2023.

Publicidade

Por fim, já circula na imprensa a intenção do Governo Federal de criar um novo aplicativo para o Bolsa Família. Essa é uma proposta que deve ser colocada em prática assim que o processo de revisão dos cadastros chegar a ser finalizado. A ideia é ter um aplicativo que seja semelhante ao Caixa Tem, mas dedicado exclusivamente para quem é beneficiário do programa Bolsa Família 2023.

Bolsa Família 2023

Governo pode criar novo aplicativo

Sair da versão mobile