Governo de Michel Temer golpe ou crise profunda?

Governo de Michel Temer

Governo de Michel Temer

O governo de Michel Temer teve início em 12 de maio de 2016, quando ele ocupava o cargo de vice-presidente da República e assumiu interinamente o cargo de presidente, após o afastamento temporário de Dilma Roussef; que foi afastada do cargo, em consequência da aceitação do processo de impeachment pelo Senado Federal.

Após a conclusão do processo de impeachment, realizado no dia 30 de agosto de 2016, Michel Temer assumiu a presidência de forma definitiva.

Anúncio

Governo de Michel Temer

O presidente Michel Temer chegou à presidência em meio a uma grave crise econômica no País, herdada do governo anterior. No ato de sua posse, ele afirmou que seu governo haveria de ser um governo reformista, que colocaria o Brasil nos trilhos.

Ao longo de uma ano de mandato, foram trazidas à tona diversas propostas econômicas, tais como:

-O controle dos gastos públicos, por intermédio da já aprovada PEC 55, que impõe limites a gastos futuros do governo federal;

-A polêmica reforma da previdência, que revolta a todos os brasileiros e que está em fase de discussão;

Publicidade

-Uma reforma trabalhista, que é outro tema muito polêmico;

-Liberação da terceirização do trabalho para atividades-fim em todos os setores de uma empresa.

Anúncio

O governo de Michel Temer está mais centrado em questões econômicas, que objetivam tirar o País da recessão e retomar o crescimento, segundo suas informações.

Por outro lado, houve também mudanças no campo social, tais como:

-A conclusão e inauguração de parte da obra de transposição do rio São Francisco, obra iniciada no governo de Lula em 2007 e finalizada em abril de 2017, que já gerou várias manifestações contrárias;

Publicidade

-No campo da educação, com a reforma do ensino médio, outro tema bastante polêmico e que gera contradições.

Desafios do Governo Temer

Desde a ascensão de Temer ao Planalto, o envolvimento de ministros e aliados na Operação Lava Jato causou diversas polêmicas. Apesar de escândalos e envolvimento em denúncias e indícios de recebimento de propinas; o governo conseguiu manter uma base sólida no Congresso; o que tem possibilitado a aprovação de reformas necessárias para estimular o crescimento econômico, até então.

Anúncio

As reformas apresentadas pela equipe econômica, por se tratarem de assuntos extremamente polêmicos; que alteram direitos trabalhistas, geraram e ainda geram muitos conflitos e manifestações por parte da oposição e da população brasileira; que está cansada de pagar altos tributos e ter acesso a poucos direitos essenciais em troca.

Crise Política Governo Michel Temer

O governo de Michel Temer ao longo de um ano de mandato já passou por diversas polêmicas que atingiram seus ministros. Mas no último dia 17 de maio, uma delação premiada dos proprietários do frigorífico JBS Joesley e Wesley Batista, colocou o próprio Presidente na berlinda.

Anúncio

Na delação premiada, o presidente Michel Temer foi gravado pelo dono da JBS Joesley Batista aprovando a compra de “mesada” para o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, já preso na Lava Jato, para silenciá-lo. Tal informação foi fornecida à Procuradoria-Geral da República pelos donos do frigorífico, Joesley e Wesley Batista, em delação premiada, cuja informação foi adiantada pelo colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim.

De acordo com a delação, Joesley Batista informa ao presidente da República que estava pagando a Cunha e ao operador Lúcio Funaro, dentro da prisão, um valor para evitar que eles fizessem delação premiada. Na gravação, Michel Temer teria dito: “tem que manter isso, viu?”.
A gravação teria sido feita em março de 2017. Em outra gravação no mesmo mês, Temer também indica o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) para resolver assuntos da J&F (controladora da JBS).

Homologação da Deleção pelo STF

A delação de Joesley e Wesley Batista, donos do frigorífico JBS, foi homologada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, nesta quinta-feira, 18 de maio; que a partir de agora terá validade jurídica para o que os empresários delataram.

Há uma forte onda de revolta, perplexidade da população brasileira em relação aos fatos, que serão apurados para saber qual será o desfecho do Governo de Michel Temer; que teve início de forma turbulenta e que tem passado por diversas manifestações da oposição política e do povo brasileiro.

Dicas Enem

A leitura será sua melhor aliada para elaborar um redação nota 1000 no Enem. Para isso leia jornais, revistas e assuntos que repercutem na sociedade de forma geral.

Aproveite para treinar elaborando textos que envolvam temas mais atuais. Analise algumas propostas abaixo e veja também redações nota 1000 no Enem.

Acesse outras dicas para o Enem

Acesse o que é cobrado no Enem?

Como a Redação do Enem é corrigida?

Universidades portuguesas que utilizam o Enem para ingresso;

Notas do corte por área de conhecimento;

Para que serve o Enem?

-Consulte possíveis temas para Redação do Enem.

Consulte possíveis temas para Redação do Enem;

-Veja Redações  notas mil no Enem;

-Acesse Redações nota 1000 Enem 2016.

Acesse dicas de Redação.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis em diversas Instituições Brasileiras.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Sair da versão mobile