UFRGS 2017-2 publica chamamento de candidatos vestibular e Sisu

UFRGS 2018: Inscrições Refugiados

UFRGS 2018: Inscrições Refugiados

UFRGS 2017-2 publica chamamento de candidatos referente aos editais para ocupação de vagas remanescentes do semestre 2017/2 do Vestibular (Edital nº 9/2017) e SiSU (Edital 7/2017).

O prazo para envio dos documentos pelo Portal do Candidato começa hoje, às 18h, e se estenderá até 23h59 de domingo, dia 7 de maio.

Anúncio

UFRGS 2017-2 publica chamamento de candidatos

Os ingressantes que tiverem homologação até 28 de junho deverão comparecer para matrícula nos dias 4 a 6 de julho; de acordo com a sua faixa horária; que indicará o dia e horário de matrícula; que será divulgada até dia 30 de junho. O próximo chamamento será divulgado no dia 17 de maio.

Os classificados convocados deverão estar atentos aos seguintes procedimentos e prazos, sob pena de perda da vaga:

PRIMEIRA ETAPA (ONLINE)

-Envio de toda a documentação obrigatória eletronicamente pelo Portal do Candidatodas 18h de 3 de maio às 23h59min do dia 7 de maio. Os documentos devem ser remetidos conforme as orientações do Manual do Candidato, nos formatos .pdf ou .jpeg, de modo que os dados estejam legíveis.

Publicidade

-O Portal do Candidato tem um espaço para envio da Documentação Acadêmica e um para envio da Documentação Socioeconômica. A documentação acadêmica é comum para todos os classificados. Já a documentação socioeconômica é solicitada apenas dos candidatos classificados para as vagas reservadas da Política de Ações Afirmativas da modalidade L1 e L2; que devem comprovar a condição de renda. Os formulários referentes à documentação acadêmica podem ser consultados em http://www.ufrgs.br/prograd/ingresso-cv-sisu/formularios-sisu-cv e os de documentação socioeconômica podem ser consultados em http://www.ufrgs.br/prae/analise.

-Quem não dispõe de scanner ou máquina fotográfica digital e computador com acesso à internet poderá usar os equipamentos do Decordi (Av. Paulo Gama, 110, Anexo 1 da Reitoria – Campus Centro).

Anúncio

-A documentação só é considerada enviada quando o candidato visualizar na tela o “Comprovante de envio de documentação via Portal do Candidato”; contendo a listagem de todos os arquivos enviados. O candidato que não completar todo o processo de envio da documentação até o prazo limite definido pela UFRGS perderá a vaga.

Portal do Candidato

-No Portal do Candidato, há um tutorial com explicações detalhadas para orientar o envio dos documentos.

Publicidade

-O candidato classificado deverá acompanhar a homologação dos documentos enviados pelo Portal do Candidato, pois pode ser necessária a complementação de sua documentação. Este acompanhamento é muito importante para evitar a perda da vaga. É obrigação do candidato acessar a aba “Resumo da Avaliação/Relatório de Pendências” do link “Documentação”. Quando houver alguma pendência, aparecerá na tela em vermelho o que deve ser corrigido pelo candidato e será informado um prazo máximo para solução. Quando o parecer da Avaliação for “Não Homologado”, nas etapas Acadêmica e/ou Socioeconômica, o candidato poderá interpor recurso, pelo Portal do Candidato, dentro do prazo informado.

SEGUNDA ETAPA (PRESENCIAL) EM JULHO

-Esta é a fase de efetivação da matrícula, que acontece presencialmente. Todos os candidatos com documentação homologada até o final do dia 28 de junho farão a matrícula presencial nos dias 4 a 6 de julho, de acordo com a sua faixa horária, que indicará o dia e horário de matrícula, e que será divulgada até dia 30 de junho, nas Comissões de Graduação na Unidade Acadêmica do curso para o qual o candidato foi classificado.

Anúncio

-Nesta etapa presencial, os candidatos deverão apresentar os originais ou cópias autenticadas dos seguintes documentos enviados pelo Portal do Candidato:

– Certificado de Conclusão e Histórico Escolar completo do Ensino Médio;
– Documento de Identificação (próprio e do grupo familiar, no caso de candidatos L1 e L2);
– Declaração de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior;
– Declaração de ciência das regras da reserva de vagas (para candidatos L1, L2, L3/L5 e L4/L6);
– Autodeclaração étnico-racial (para candidatos L2 e L4/L6). A Autodeclaração étnico-racial deverá ser preenchida e assinada no momento da Matrícula Presencial.

Anúncio

Dúvidas sobre documentação acadêmica: e-mail: acadêmica@ufrgs.br ou telefones 51 3308-3251 e 3308-4105.

Dúvidas sobre documentação socioeconômica: e-mail: duvidascvsisu2017@ufrgs.br ou telefone 51- 3308.4800.

Fonte Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Sair da versão mobile