Sisu 2022: Veja cinco dicas para não perder sua vaga na seleção

Notas de corte Design de Moda SiSU 2022 após 3° dia de inscrições (foto www.mec.gov.br)

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que receberá as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022 entre os dias 15 e 18 de fevereiro, por meio do site do MEC. A partir do segundo semestre será via Portal Único.

O SiSU 2022 é destinado aos estudantes que participaram do Enem 2021, cujo resultado será liberado em 11 de fevereiro.

Anúncio

A participação na seleção oferece benefícios ao candidato tais como:

Veja dicas para evitar problemas junto ao Sisu

Estudar a lista de opções de cursos antes de fazer a inscrição

O candidato precisa saber quais cursos e instituições estão disponíveis para o Sisu. Cada instituição adota uma combinação diferente de pesos referente a notas do Enem, portanto, observar quais áreas do conhecimento são mais determinantes para obter maior pontuação auxilia na estratégia de aumentar as oportunidades para ser selecionado. As notas mínimas de cada Instituição podem ser conferidas no termo de adesão com o Sisu.

Acompanhar a nota de corte

O candidato deverá controlar as expectativas, pois estar acima da nota de corte não garante a aprovação, uma vez que ao longo do período de inscrição a referida nota pode sofrer alterações. Por isso, é muito importante estar atento e acompanhá-la diariamente para saber as chances de ser selecionado para a vaga de seu interesse.

 Não ter medo de fazer alterações de curso e instituição

Durante o processo de inscrições do SiSU, é possível fazer quantas alterações de curso e faculdade o candidato julgar necessárias, pois dessa forma ele pode ampliar suas oportunidades.

Publicidade

Ficar atento ao e-mail

As instituições de ensino farão contato com os aprovados para passar as orientações de matrícula por e-mail. Portanto, será importante checar sua caixa diariamente para evitar que alguma informação importante passe.

Se for aprovado para alguma universidade, certifique-se de que está tudo certo com a sua matrícula

Outro ponto que que merece atenção é se caso o estudante for admitido em alguma universidade, ele terá que efetuar a matrícula. É de extrema importância que o estudante leia todos os materiais com atenção e encaminhe a documentação estabelecido no prazo estipulado pelas Instituições de Ensino.

Anúncio
Sair da versão mobile