Sisu 2021: Há reserva de vagas e cotas para alunos das escolas públicas?

Sisu 2021.2

Sisu 2021 (foto www.mec.gov.br)

O Ministério da Educação (MEC) abriu inscrição para o Sisu 2021, com oferecimento de mais de  de 209.000 vagas, distribuídas em mais de 100 Instituições Federais de ensino.

Sisu 2021: Reserva de vagas e Leis das Cotas

De acordo com o MEC, todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu poderão ter vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), alterada pela Lei nº 13.409/2016.

Anúncio

Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias.

Modalidades de vagas

Em determinados cursos, pode haver três modalidades de concorrência:

No momento da inscrição, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência, concorrerá apenas com os candidatos que tenham feito a mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que obtiveram as melhores notas no Enem de 2020.

Publicidade

O sistema faculta ainda às instituições a adoção de um bônus como forma de ação afirmativa. A instituição pode atribuir uma pontuação extra (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Para essa modalidade, o candidato beneficiado com a bonificação concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.

Comprovação das informações 

O candidato deverá certificar-se de que atende aos requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada à política afirmativa e de que possui os documentos que serão exigidos pela instituição, no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada no boletim do candidato, na página do Sisu, com os demais documentos exigidos para efetivação da matrícula.

Anúncio
Sair da versão mobile