MEC abre inscrição do Sisu 2021 primeira edição

Sisu 2021.2

Sisu 2021 (foto www.mec.gov.br)

O Ministério da Educação (MEC) abre inscrição da primeira edição do Sisu 2021, com oferecimento de mais de 209.000 vagas, distribuídas em mais de 100 Instituições Federais de ensino.

Como se inscrever no Sisu 2021.1?

As inscrições são gratuitas e o acesso ao sistema de inscrição do Sisu será realizado por meio de Login Único do governo federal, mediante uma conta gov.br.

Anúncio

No momento em que o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as suas notas obtidas no Enem válido para o processo seletivo.

Após o cadastro no gov.br, o candidato deverá acessar o página do Sisu e especificar:

  1. Em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno; e
  2.  A modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer:
    • às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor;
    • b) às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu; ou
    • c) às vagas destinadas à ampla concorrência

Notas Mínimas Sisu

É importante ressaltar que algumas instituições podem adotar notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

Publicidade

Quem pode participar do Sisu 2021.1

Poderá fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apenas o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, obteve nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro.

Notas de Corte Sisu 2021.1

Ao longo do período da inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Anúncio

De acordo com o MEC, as notas de corte servem apenas como referência não sendo garantia para seleção do candidato.

Classificação dos candidatos

Conforme edital, abaixo os critérios para a  classificação de candidatos no Sisu:

Publicidade
  1. Maior nota na redação;
  2. Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  3. Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  4. Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  5. Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Cronograma Sisu 2021.1

Sair da versão mobile