Simulado Enem – Ciências da Natureza

01) (UFSCar/2017) O esquema ilustra um sistema de aquecimento solar da água.
A água fria, vinda da rede fornecedora de um poço ou de um reservatório, como se vê na figura, é remetida para uma serpentina envolta em coletores solares, placas que absorvem a energia vinda do Sol, onde é aquecida. A água aquecida flui, então, para o reservatório térmico (boiler) em condições de ser consumida. A transmissão do calor, vindo do Sol até os coletores, se dá através de ondas
A) eletromagnéticas e pelo processo da condução.
B) eletromagnéticas e pelo processo da radiação.
C) eletromagnéticas e pelo processo da convecção.
D) mecânicas e pelo processo da radiação.
E) mecânicas e pelo processo da convecção.

02) (UFSCar/2016) Um homem manejou seu trator, descendo por uma estrada retilínea. Ele observou que, mesmo acionando os freios, o trator manteve constante sua velocidade durante o deslocamento.
É correto afirmar que, entre os pontos inicial e final do deslocamento, a energia mecânica do trator
A) manteve-se constante, com aumento da energia cinética e diminuição da energia potencial gravitacional.
B) diminuiu, com diminuição das energias cinética e potencial gravitacional.
C) diminuiu, com diminuição da energia potencial gravitacional e manutenção da energia cinética.
D) aumentou, pois o aumento da energia cinética foi maior do que a diminuição da energia potencial gravitacional.
E) aumentou, pois a diminuição da energia potencial gravitacional foi menor do que a manutenção da energia cinética.

Anúncio

03) (Vunesp/2015) Durante um diálogo informal sobre a evolução dos animais domésticos, Rosa comentou com uma amiga:
“Impressionante como os cães e gatos se adaptaram sozinhos à vida com o ser humano, não consigo imaginar a maioria das raças atuais desses animais sobrevivendo sozinhas em florestas, ou qualquer ambiente natural, longe do ser
humano!”
O comentário de Rosa retrata um pensamento evolutivo
A) condizente com a teoria sintética da evolução, que integra as leis da genética moderna com as teorias do uso e desuso e da seleção natural.
B) de acordo com as ideias de Darwin, que propôs a seleção natural apenas de animais adaptados aos ambientes, incluindo o doméstico.
C) que não considera as mutações naturais ocorridas na meiose, assim como a diversidade genética, estudadas por Mendel.
D) compatível com as ideias de Lamarck, que acreditava que a evolução ocorria por meio da utilização, ou não, de características adquiridas.
E) que explica a evolução dos animais como um processo natural de perda de características selvagens por meio dos cruzamentos entre as raças.

04) (Vunesp/2015) Um colírio frequentemente prescrito por oftalmologistas para o tratamento de conjuntivites bacterianas contém o antibiótico tobramicina na concentração de 0,3% (m/V). Logo, a massa de tobramicina, em miligramas, dissolvida em cada mililitro desse colírio é
A) 0,3.
B) 0,003.
C) 3.
D) 0,0003.
E) 0,03.

05) (Vunesp/2015) A fórmula representa a estrutura da tiroxina, também conhecida como T4, um importante hormônio produzido pela glândula tireoide.
O exame dessa estrutura mostra que a molécula de tiroxina apresenta
A) isomeria geométrica.
B) carbono assimétrico.
C) a função álcool.
D) a função aldeído.
E) a função amida.

Publicidade

06) (Vunesp/2014) Um gene de uma espécie de água-viva foi inserido no genoma de camundongos. O resultado do experimento foi percebido quando esses roedores ficaram expostos à luz ultravioleta e, devido à presença de certas proteínas, brilharam.

A técnica pode ser usada para marcar células cancerosas e com isso identificá-las no corpo de uma pessoa. De acordo com o experimento realizado e os desdobramentos dessa pesquisa, é correto afirmar que
A)  as proteínas sintetizadas pelo camundongo teriam que ser injetadas em um tumor e elas se difundiriam para as demais células, permitindo marcá-las.
B) ocorreu a produção de proteínas, que ficaram fluorescentes nas células do camundongo, revelando que houve expressão dos genes da água-viva.
C) houve a inserção de moléculas de RNA da água-viva no genoma do camundongo e elas se expressaram produzindo as proteínas fluorescentes.
D) os genes da água-viva promoveram a formação de ribossomos nas células do camundongo e estes conseguiram produzir proteínas fluorescentes.
E) as pessoas com câncer teriam que ingerir as proteínas fluorescentes para que fossem identificadas as células com tumores.

Anúncio

07) (UFSCar/2017) Observações que datam da antiguidade revelam que a Lua mostra sempre a mesma face para quem está na superfície da Terra. Tal fenômeno se deve ao fato de o período de
A) translação da Lua ao redor do Sol ser igual ao de sua translação ao redor da Terra, ambos no mesmo sentido.
B) rotação da Lua ser igual ao de sua translação ao redor do Sol, ambos no mesmo sentido.
C) rotação da Lua ser igual ao de sua translação ao redor do Sol, mas em sentidos opostos.
D) rotação da Lua ser igual ao de translação ao redor da Terra, mas em sentidos opostos.
E) rotação da Lua ser igual ao de sua translação ao redor da Terra, ambos no mesmo sentido.

08) (UFSCar/2017)  Molho típico da Amazônia, o tucupi é feito com sumo de mandioca fresca apurado ao fogo até adquirir consistência.
Originalmente, é feito a partir da mandioca brava, rica em glicosídeos cianogênicos que, por hidrólise, liberam o ácido cianídrico, HCN. A seguinte equação representa o equilíbrio desse ácido em solução aquosa:

Publicidade

Considerando a equação que representa o equilíbrio desse ácido e sua constante de equilíbrio, conclui-se que esse ácido apresenta solução aquosa
A) boa condutora de eletricidade porque é um ácido fraco.
B) boa condutora de eletricidade porque é um ácido forte.
C) boa condutora de eletricidade porque essa propriedade independe da força do ácido.
D) má condutora de eletricidade porque é um ácido fraco.
E) má condutora de eletricidade porque é um ácido forte.

09) (UFMT) Dengue é uma enfermidade causada por um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivirus, que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três. Essa característica deve-se à interação específica
A) do antígeno com anticorpo.
B) da membrana celular do vírus com as células de defesa.
C) da membrana celular do vírus com o plasma sanguíneo.
D) do antígeno com o vírus.
E) da membrana celular do antígeno com o vírus.

Anúncio

10) (UEG/2017.2) Recentemente, a imprensa de todo o país e do exterior provocou grande alvoroço, ao alertar sobre possíveis casos de adulteração da carne que chega ao consumidor, incluindo processos de camuflagem desses produtos para disfarçar aspectos físicos que denunciariam o estado de deterioração. Diante desse alerta, quais são os principais riscos à saúde humana associados ao consumo de carne deteriorada?
A) Pessoas que consomem carne deteriorada têm grande risco de desenvolver câncer, pois os tecidos da carne nesse estado possuem células cancerosas que, ao serem ingeridas, podem infectar as células saudáveis do trato digestório humano, causando a multiplicação desordenada dessas células e o surgimento de tumores.
B) Os ovos dos microrganismos responsáveis pela decomposição da carne, ao serem ingeridos pelos seres humanos, podem migrar pela corrente sanguínea e se alojar no cérebro, podendo provocar dores de cabeça, convulsões, confusão mental e até a morte.
C) Nessas condições a carne não serve mais como fonte de nutrientes, pois esses foram consumidos pelos microrganismos decompositores, sendo assim, a carne deixa de ter valor nutricional, podendo levar ao estado de desnutrição das pessoas que a consomem.
D) Microrganismos presentes na carne em decomposição podem causar infecções, entre as quais a hanseníase, doença altamente contagiosa, que pode afetar os nervos periféricos, diminuindo a sensibilidade da pele, como a capacidade de detectar o toque, a dor, o calor e o frio, de modo que as pessoas infectadas podem queimar-se, cortar-se ou ferir-se sem perceber.
E) Ao serem ingeridos, os microrganismos e suas toxinas presentes na carne podem causar desde uma simples diarreia e/ou vômito (reações da intoxicação alimentar e forma de expelir partículas nocivas) até quadros mais graves de infecções gastrointestinais, principalmente se forem provocadas por bactérias resistentes, como as salmonelas, que, em alguns casos, podem causar lesão no tecido intestinal.

11) (UFG) Ao preparar uma sopa, um cozinheiro colocou mais sal do que o necessário. Para reduzir a quantidade de sal no caldo, ele acrescentou batatas descascadas. Após algum tempo, as batatas foram removidas e a sopa voltou a ter um gosto agradável. O fenômeno, que levou à redução da quantidade de sal no caldo, foi
A) a osmose.
B) a difusão.
C) a variação de pH.
D) o aumento da pressão de vapor.
E) a adsorção.

Anúncio

12) (UFG)  Os plastificantes pertencem a uma classe especial de aditivos que podem ser incorporados à resina de PVC de modo a gerar materiais flexíveis. Abaixo são mostrados dois esquemas para as cadeias de PVC, sem e com o plastificante tipo ftalato, respectivamente:
De acordo com os esquemas apresentados, pode-se
afirmar que a função do plastificante é
A) aumentar a ramificação do PVC.
B) aumentar a interação eletrostática entre os átomos
de Cl de uma camada e o de H de outra camada.
C) atenuar as ligações dipolo-dipolo entre as cadeias
poliméricas.
D) minimizar o impedimento estérico.
E) reduzir o grau de polimerização.

13) (UFG) O esquema que segue refere-se às etapas de tratamento do esgoto doméstico:
Considerando-se as etapas I, II, III e IV, o processo de tratamento de esgoto envolve, respectivamente, as etapas de
A) filtração, filtração, catação e decantação.
B) decantação, filtração, fermentação e filtração.
C) filtração, decantação, catação e filtração.
D) decantação, decantação, fermentação e filtração.
E) filtração, decantação, fermentação e decantação.

14) (UEA/ 2016) No século XVII, o cientista italiano Francesco Redi questionou se organismos vivos poderiam se originar da matéria inanimada ou apenas de outros organismos vivos.
Em busca de uma resposta, realizou um experimento que consistiu em colocar pedaços de carne fresca em três frascos de vidro. Um dos vidros foi imediatamente vedado com uma tampa, o outro foi imediatamente coberto com
gaze, e o outro permaneceu aberto. Em pouco tempo, moscas aproximaram-se dos vidros, mas só conseguiram pousar na carne do vidro que ficou aberto. Após alguns dias, a carne deste vidro estava repleta de larvas.
Considerando as etapas do método científico, é correto afirmar que este experimento
A) não permitiu resultados conclusivos, pois dois dos
frascos permaneceram fechados.
B) permitiu concluir que o ar é necessário para o crescimento
das larvas de moscas.
C) fortaleceu a teoria da abiogênese.
D) comprovou que pedaços de carne mantidos em frascos cobertos não se deterioram.
E) usou um dos frascos como controle para testar uma hipótese.

15) (UEA/2016) Um observador ouve o apito de um trem se aproximando e depois se afastando, conforme figuras 1 e 2.
Sabendo que o apito do trem soa com frequência natural contínua, a frequência do apito ouvida pelo observador
A) aumenta na aproximação e permanece constante no afastamento do trem.
B) aumenta tanto na aproximação quanto no afastamento do trem.
C) é constante tanto na aproximação quanto no afastamento do trem.
D) aumenta na aproximação e diminui no afastamento do trem.
E) diminui na aproximação e aumenta no afastamento do trem.

16) (Insper/2017) Em uma determinada indústria, existe uma caldeira rígida que encerra certa quantidade de um gás ideal a 27 ºC e sob pressão de 2,0 atm. Através de um compressor, injeta-se mais gás, fazendo com que a temperatura no interior da caldeira suba para 177 ºC, e a pressão atinja 4,0 atm. Em relação ao número de mols inicialmente contidos na caldeira, o número de mols injetados equivale
A) aos dois terços.
B) aos três quartos.
C) a um inteiro.
D) à metade.
E) à terça parte.

17) (Unifesp) O cruzamento de moscas-do-vinagre de olhos vermelhos originou 100% de descendentes machos e fêmeas de olhos vermelhos. O cruzamento de moscas-do-vinagre de olhos brancos originou 100% de descendentes machos e fêmeas de olhos brancos. Quando fêmeas de olhos brancos foram cruzadas com machos de olhos vermelhos, a descendência obtida foi 100% de fêmeas de olhos vermelhos e 100% de machos com olhos brancos. Com base nesses resultados, podemos afirmar que o caráter cor de olho da mosca-do-vinagre é determinado por
A) um gene autossômico, em que o alelo para olho vermelho é dominante sobre o branco.
B) um gene ligado ao cromossomo X, em que o alelo para olho branco é dominante sobre o vermelho.
C) dois genes, cada um com dois alelos, ambos responsáveis pelo mesmo fenótipo.
D) dois genes, um localizado em autossomo e o outro no cromossomo X.
E) um gene ligado ao cromossomo X, em que o alelo para olho vermelho é dominante sobre o branco.

18) (Vunesp/2016.2) O poraquê (Electrophorus electricus) é um peixe típico da Bacia Amazônica, semelhante a uma enguia, capaz de gerar uma tensão elétrica que varia de 300 a 1 500 volts, recurso usado tanto para se defender como para atacar uma presa, como mostra a figura.
Considerando que a presa da figura tem uma resistência
elétrica média de 500 Ω e que satisfaz a Primeira Lei de
Ohm, a corrente elétrica que atravessa a presa varia no
intervalo de
A) 0,6 a 3,0 A.
B) 0,3 a 4,0 A.
C) 0,8 a 1,0 A.
D) 0,1 a 5,0 A.
E) 0,2 a 3,0 A.

Gabarito:
01 – B   02 – C    03 – D   04 – C   05 – B  06 – B   07 – E   08 – D  09 – A  10 – E   11 – B
12 – C   13 – E     14 – E  15 – D    16 – E   17 – E  18 – A

Sair da versão mobile