Simulado Enem – Ciências Humanas

SIMULADO ENEM – CIÊNCIAS HUMANAS

01) (UEA/2018) Minas Gerais, com sua população adventícia, constituída de aventureiros, foi, em seus primórdios, o teatro de frequentes turbulências. Depois da Guerra dos Emboabas e nas primeiras décadas do século XVIII, o espírito de ganância não deixou de provocar conflitos entre governantes e governados. Entre as revoltas desencadeadas por medidas de ordem fiscal, tem merecido destaque a de 28 de junho de 1720 que agitou o distrito de Vila Rica e só foi debelada graças à contrarrevolução desencadeada pelo Conde de Assumar.
(Nícia Vilela Luz. “Inquietação revolucionária no sul:
Conjuração Mineira”. In: A época colonial, vol 2, 1960. Adaptado.)

Considerando as afirmações do excerto e conhecimentos sobre o período colonial brasileiro, é correto sustentar que as turbulências, às quais o excerto se refere, resultaram de um quadro
A) de divergências sociais agravadas pelo aumento crescente da produção aurífera, conjugado à constituição na colônia de uma elite cultural iluminista.
B) de lutas pela independência da colônia com a participação de senhores de engenho, mineradores de metais preciosos e burocracia colonial.
C) de disputas por riquezas minerais entre os primeiros descobridores das jazidas, os recém-chegados, os faiscadores e o aparato estatal metropolitano.
D) de desentendimentos entre os portugueses enriquecidos com a exploração colonial e as ordens religiosas contrárias à escravização dos índios.
E) de igualdade de oportunidades de enriquecimento oferecidas aos senhores escravistas e aos trabalhadores livres da mineração.

Anúncio

02) (UEA – SIS/2013) Foi necessário que transcorressem centenas de milhares de anos antes que a sociedade humana surgisse daquelas manadas de macacos. Mas, afinal, surgiu. E que encontramos como sinal distintivo entre a manada de macacos e a sociedade humana? O trabalho. O trabalho começa com a elaboração de instrumentos. Só o que podem fazer os animais é utilizar a natureza e modificá-la pelo mero fato de sua presença nela. O homem, ao contrário, modifica a natureza e a obriga a servir-lhe, domina-a.
(Friedrich Engels. Sobre o papel do trabalho na
transformação do macaco em homem, 1975. Adaptado.)

Segundo o texto, escrito em 1876, a atividade do trabalho
A) divide a sociedade humana em dominantes e dominados.
B) é uma força natural que o homem herdou dos macacos.
C) estabelece a harmonia entre homens e seres naturais.
D) está na origem do sentimento humano de religião.
E) permite aos homens controlar o mundo natural.

03) (UEG/2017.2) Leia o trecho da entrevista que a jornalista Betty Milan realizou com a cientista social francesa Juliette Minus, pesquisadora especialista da condição feminina no mundo muçulmano.
Betty Milan: (no Islã) Em que condições o homem pode repudiar a mulher com que se casou?
Juliette Minus: Em quaisquer condições. Por ser estéril, por não ter filhos homens, por não cozinhar bem, ter mau humor, enfim, por qualquer coisa. E o homem não tem que prestar contas a ninguém. Basta usar a fórmula do repúdio, com ou sem testemunha, e o que resta à mulher é ir embora.
MILAN, Betty. As mulheres do véu. Folha de São Paulo, 06 jan. 2002, Caderno Mais, p. 14 – 15.
Normalmente, a muçulmana repudiada volta para a casa dos pais ou do irmão mais velho sem ficar necessariamente estigmatizada socialmente, recuperando inclusive seu dote e podendo se casar novamente depois de três meses. Porém, fica privada de levar seus filhos. Tal situação se justifica em termos religiosos e sociais pelo fato de que no Islã
A) o adultério feminino é punido com a morte.
B) a família da mulher também fica desonrada.
C) o repúdio é uma prática sexista e excludente.
D) o casamento não é considerado um sacramento.
E) a separação representa a morte simbólica da mulher.

04) (SIS – UEA/2013) O compositor Chico Buarque, referindo-se ao Brasil, escreveu a canção Não existe pecado ao Sul do Equador. A coordenada
geográfica em questão que orienta a localização do país é
A) a latitude.
B) a longitude.
C) um fuso horário.
D) um meridiano.
E) um ponto colateral.

Publicidade

05) (UEG/2017.2) A educação é um processo pelo qual as gerações mais velhas impõem às gerações mais novas determinadas formas de agir, sentir, pensar, visando constituir o ser social em cada indivíduo e socializá-lo para seu lugar na divisão social do trabalho (classe social, profissão, etc.). Essa concepção de educação é
A) durkheimiana, pois a entende como um fato social e como formação do ser social.
B) marxista, pois expressa a dominação e a inserção individual em uma classe social.
C) kantiana, pois a coloca como sendo um imperativo categórico do qual ninguém pode escapar.
D) weberiana, pois a compreende como ação social de uma geração sobre outra.
E) cartesiana, pois valoriza a razão e o seu papel racionalizador e socializador.

06) (Anhembi Morumbi/2015) 
Analise a ilustração.
Considerando-se a realidade do Brasil no século XIX, o meio de transporte mostrado na ilustração foi
A) o principal elemento que favoreceu a expansão das indústrias pelo interior brasileiro no Império, além de transportar a mão de obra.
B) um dos exemplos da influência norte-americana sobre a economia brasileira, que permitiu o desenvolvimento de tecnologia nacional.
C) um dos símbolos de modernização da época, ligada ao capital britânico, que interligou as regiões produtoras aos portos brasileiros.
D) o principal motivo da expansão econômica brasileira, que dependia do açúcar, produto mais exportado durante o Segundo Reinado.
E) um dos fatores de integração do território brasileiro, pois o objetivo de sua construção era articular o interior da colônia aos vice-reinos espanhóis.

Anúncio

07) (Anhembi Morumbi/2015)
TAXA DE FECUNDIDADE NO BRASIL (1940 – 2000)
O gráfico apresenta uma mudança na configuração da população brasileira. O novo cenário constituído foi possível em razão dos seguintes fatores:
A) migração pendular, explosão demográfica e piora nos indicadores socioeconômicos.
B) êxodo urbano, baixa mortalidade infantil e aumento da expectativa de vida.
C) subdesenvolvimento, aumento da natalidade e acesso a métodos contraceptivos.
D) urbanização, planejamento familiar e inserção da mulher no mercado de trabalho.
E) êxodo rural, alta mortalidade infantil e recuo na expectativa de vida.

08) (FCSB/2016) Na troposfera, alguns gases como dióxido de carbono e o metano, além do próprio vapor de água, retêm a radiação infravermelha advinda do Sol, permitindo que a temperatura média da terra seja de aproximadamente 15ºC, o que garante a existência da própria vida na Terra. O fenômeno atmosférico descrito é conhecido como
A) frente fria.
B) inversão térmica.
C) ilha de calor.
D) aquecimento global.
E) efeito estufa.

Publicidade

09) (UFC) O território brasileiro, devido a sua magnitude espacial, comporta um mostruário bastante completo de paisagens e ecologias do Mundo Tropical
(AB’SÁBER, Aziz. Domínios de natureza no Brasil. 2003).
Uma dessas paisagens, a floresta tropical amazônica, vem sendo objeto de inúmeras discussões em virtude de sua crescente exploração. Esse bioma caracteriza-se por apresentar:
A) solo com uma camada superficial pobre em matéria orgânica.
B) solo dificilmente lixiviado, após destruição de sua cobertura vegetal.
C) grande diversidade biológica, em virtude da variedade de nichos ecológicos.
D) vegetação com grandes árvores lenhosas e deciduais com adaptações xeromórficas.
E) árvores cujas folhas possuem cutícula bastante impermeável, caracterizando plantas perenifólias.

10) (FATEC/2014.2)  O uso da pólvora teve início na China e chegou à Europa em torno do século XIII. Sua utilização, na forma de canhões e outras armas de fogo, contribuiu para a transformação das táticas de guerra e para a diminuição do poder dos cavaleiros medievais, que dominavam o mundo da guerra, no sistema feudal. A partir do emprego dessa importante tecnologia, as guerras passaram a ser mais rápidas e eficientes, e os valores da cavalaria medieval tornaram-se gradativamente obsoletos.
Considerando as informações apresentadas, podemos afirmar corretamente que, durante a Idade Média,
A) a Santa Inquisição, em nome da Igreja, impedia o uso de tecnologias bélicas na Europa.
B) a introdução da pólvora nas batalhas contribuiu para o declínio da cavalaria medieval.
C) os europeus dispensavam os conhecimentos de outros povos no uso de tecnologias.
D) o uso de tecnologias era restrito ao ambiente rural e à produção agrícola nos feudos.
E) os conflitos eram raros e tornavam desnecessário o uso da pólvora para fins bélicos.

Anúncio

11) (UEL/2017) Leia o texto a seguir.
Uma parte considerável dos novos ativistas já compareceu a protestos e a encontros presenciais, mas há muitos que se manifestam exclusivamente na Internet sob a forma de textos, hashtags e vídeos. E o volume de informação produzido por eles sinaliza a centralidade que a política assumiu no dia a dia dos brasileiros.
(Adaptado de: CIRNE, S. Somos todos ativistas. Galileu. abr. 2016. p.41.)
As formas de ativismo on-line e off-line, no Brasil, demonstram a emergência, na sociedade civil, de novos atores políticos, que se articulam por meio de ações
coletivas em rede.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as recentes formas de mobilização dos atores da sociedade civil, assinale a alternativa correta.
A) As ações coletivas em rede podem ser comparadas aos movimentos sindicais brasileiros da década de 1970, por adotarem práticas de organização e de mobilização em defesa da esfera privada contra a opressão estatal.
B) As manifestações políticas organizadas em redes de movimentos caracterizam-se pela participação de diversos grupos e de múltiplos atores imersos na vida cotidiana, com militância parcial e efêmera.
C) O atual ativismo político no Brasil, a exemplo do mundo, mobiliza entidades e organizações ideologicamente unificadas e com práticas comuns no mercado, a fim de obter vantagens coletivas trabalhistas e salariais.
D) O ciberativismo, na contemporaneidade, envolve, como no passado, a mobilização das grandes classes e a afirmação do movimento operário como principal protagonista das transformações socioeconômicas.
E) Os sujeitos dos movimentos favoráveis às políticas neoliberais, na atualidade brasileira, organizam-se em rede para a defesa da intervenção e da regulação da economia e das relações de trabalho, pelo Estado.

12)(UEL/2013)  Leia o texto a seguir.
A questão não está mais em se um homem é honesto, mas se é inteligente. Não perguntamos se um livro é proveitoso, mas se está bem escrito. As recompensas são prodigalizadas ao engenho e ficam sem glórias as virtudes. Há mil prêmios para os belos discursos, nenhum para as belas ações.
(ROUSSEAU, J. J. Discurso sobre as ciências e as artes. 3.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p.348. Coleção Os Pensadores.)
O texto apresenta um dos argumentos de Rousseau à questão colocada em 1749, pela Academia de Dijon, sobre o seguinte problema: O restabelecimento das Ciências e das Artes terá contribuído para aprimorar os costumes?
Com base nas críticas de Rousseau à sociedade, assinale a alternativa correta.
A) As artes e as ciências geralmente floresceram em sociedades que se encontravam em pleno vigor moral, em que a honra era a principal preocupação dos cidadãos.
B) A emancipação advém da posse e do consumo exclusivo e diferenciado de bens de primeira linha, uma vez que o luxo concede prestígio para quem o possui.
C) Os envolvidos com as ciências e as artes adquirem, com maior grau de eficiência, conhecimentos que lhes permitem perceber a igualdade entre todos.
D) O amor-próprio é um sentimento positivo por meio do qual o indivíduo é levado a agir moralmente e a reconhecer a liberdade e o valor dos demais.
E) O objetivo das investigações era atingir celebridade, pois os indivíduos estavam obcecados em exibir-se, esquecendo-se do amor à verdade.

Anúncio

13) (CESGRANRIO/2016) Cada metrópole europeia adotou estratégias próprias para administrar seus impérios coloniais. Mas as várias formas de colonização europeia da América, durante a Idade Moderna, basearam-se em ideias que hoje são chamadas, em seu conjunto, de “mercantilistas”.
Uma das características da relação entre metrópoles e colônias que, a despeito das diferenças, assemelhou as colonizações espanhola e portuguesa na América, foi a busca por garantir, em seus domínios ultramarinos, o
A) cameralismo
B) livre cambismo
C) desenvolvimento manufatureiro
D) monopólio comercial
E) colbertismo

14) (CESGRANRIO/2016)
CORREDORES DE EXPORTAÇÃO

No mapa, estão assinaladas áreas dinâmicas do território
brasileiro decorrentes da política nacional que previa a(o)
A) adensamento contíguo entre os trechos da fronteira
marítima
B) progressiva integração econômica entre as macrorregiões
C) desenvolvimento sustentável das áreas agrícolas modernas
D) modernização técnica dos territórios das Superintendências
Regionais
E) conexão efetiva das regiões produtoras com os portos.

15) (CUSC/2016.2) De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é o
maior consumidor de produtos agrotóxicos do mundo. É um exemplo de impacto ambiental produzido pelo uso excessivo de agrotóxicos:
A) a contaminação dos reservatórios de água pelo processo de lixiviação, carreando parte do agrotóxico que foi aplicado na lavoura.
B) o voçorocamento devido à utilização de maquinários pesados para a aplicação de defensivos químicos e físicos em solos arenosos.
C) a desertificação do solo devido ao intenso processo de intemperismo físico e químico que o agrotóxico produz nas áreas sedimentares.
D) a laterização de solos permafrost que contribui para reduzir as áreas agricultáveis no país.
E) a eutrofização dos recursos hídricos subterrâneos devido à percolação de substâncias químicas em áreas de recarga de aquíferos.

16) (CUSC/2016.2)  A única maneira de fazer com que muito ouro seja trazido
de outros reinos para o tesouro real é conseguir que grande quantidade de nossos produtos seja levada anualmente além dos mares, e menor quantidade de seus produtos seja para cá transportada.
(“Política para tornar o reino da Inglaterra próspero, rico e poderoso”
apud Joelza Ester Domingues. História em documento, 2009.)

O documento refere-se
A) ao liberalismo, pelo qual as nações europeias pretendiam dominar suas colônias americanas.
B) à economia política, segundo a qual as leis naturais regiam a dinâmica da economia do país.
C) ao intervencionismo estatal, com o qual as monarquias absolutistas controlavam as corporações.
D) ao mercantilismo, pelo qual os países procuravam alcançar uma balança comercial favorável.
E) à fisiocracia, segundo a qual o comércio era considerado a fonte principal de riqueza de um país.

GABARITO:
01 – C    02 – E    03 – D    04 – A     05 – A    06 – C   07 – D   08 – E
09 – C    10 – B    11 – B   12 –  E    13 –  D     14 – E   15 – A   16 – D

Sair da versão mobile