Questão resolvida sobre sistema cardiovascular e sistema respiratório, da UniRV

UNIRV 2022

Unirv (foto http://unirv.edu.br)

(UniRV/2021) A interação do sistema cardiovascular e respiratório é fundamental para a sobrevivência humana, uma vez que é através desses sistemas que o sangue é oxigenado e conduzido a todo organismo. Atualmente afecções destes sistemas têm se tornado objeto de preocupação a nível global, haja vista os pacientes com covid-19, apresentarem maior incidência de sintomas cardiovasculares e respiratórios, devido à resposta inflamatória sistêmica e distúrbios do sistema imunológico durante a progressão da doença, levando a um pior prognóstico. Com base nos conhecimentos referentes a esses sistemas do organismo, analise as proposições abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.
A) ( ) O controle da respiração é realizado pelo centro respiratório localizado no bulbo raquidiano, que se regula principalmente pela concentração de gás carbônico presente no sangue
B) ( ) Os pacientes com covid-19 possuem alterações no sistema respiratório que dificultam as trocas gasosas que ocorrem nos bronquíolos pulmonares, dificultando a hematose que é o processo que acontece nesse local e garante que o sangue rico em gás carbônico seja oxigenado.
C) ( ) Os músculos da caixa torácica tem a função de deslocar a parede torácica ritmicamente, sendo a inspiração passiva e a expiração ativa.
D) ( ) As artérias pulmonares saem do ventrículo direito para os pulmões, carregando sangue não oxigenado que receberá oxigênio e voltará para os pulmões através da rede arterial.

RESOLUÇÃO:
A) (V)
B) (F) A hematose ocorre entre os alvéolos pulmonares e capilares sanguíneos que os revestem.
C) (F) A inspiração é ativa e a expiração é passiva e dependem da ação dos músculos intercostais e do músculo diafragma, que alteram o volume da caixa torácica proporcionando a entrada/saída do ar.
D) (F) O sangue oxigenado voltará aos pulmões por meio das veias pulmonares (não por artérias).

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Resumo básico sobre sistema respiratório

Sair da versão mobile