Questão resolvida sobre seleção natural, da UEMA

(UEMA/2016) Para responder à questão seguinte, analise o esquema que mostra uma população de gafanhoto submetida a determinado inseticida por um período prolongado.

Anúncio

Quanto ao processo de seleção, é possível afirmar, após o uso do inseticida, que
A) a seleção natural favorece os indivíduos com fenótipos extremos (representados pela cor clara) em relação aos indivíduos com fenótipos intermediários.
B) a seleção natural favorece os indivíduos com fenótipos extremos (representados pela cor clara) da variação normal (representados pela cor escura) da população.
C) a seleção natural age de forma aleatória, favorecendo os insetos sensíveis (representados pela cor clara) e os resistentes (representados pela cor escura) ao acaso.
D) a seleção natural elimina os indivíduos muito diferentes da média (representados pela cor escura), com características extremas, o que favorece os indivíduos com fenótipos intermediários.
E) a seleção natural favorece os insetos resistentes (representados pela cor escura), visto que eles sobrevivem e podem reproduzir; os insetos sensíveis (representados pela cor clara) têm sua população diminuída.

RESOLUÇÃO:
A análise da figura mostra um aumento da população de insetos de cor escura, enquanto que os insetos de cor clara têm a população reduzida. Isso acontece porque os insetos de cor escura são resistentes à ação do inseticida e, portanto, são naturalmente selecionados, deixando mais descendentes.
Resp.: E


VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre teoria sintética da evolução, da UEA 2016

Publicidade
Sair da versão mobile