Questão resolvida sobre identidade cultural e estratificação social, da Unicamp

(Unicamp/2021) Como justificar que somos uma humanidade, se mais de 70% estão totalmente alienados do mínimo exercício de ser? A modernização jogou essa gente do campo e da floresta para viver em favelas e em periferias, para virar mão de obra em centros urbanos. Essas pessoas foram arrancadas de seus coletivos, de seus lugares de origem, e jogadas nesse liquidificador chamado humanidade. Se as pessoas não tiverem vínculos profundos com sua memória ancestral, com as referências que dão sustentação a uma identidade, vão ficar loucas neste mundo maluco que compartilhamos.

(Adaptado de Ailton Krenak, Ideias para adiar o fim do mundo. Apple Books, 2018, p. 10.)

Anúncio

Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta corretamente os conceitos de “alienação” e “identidade”, respectivamente.

A) dissociação dos seres humanos de algum aspecto essencial de sua natureza; interações coletivas construídas sobre heranças espaciais e temporalidades vividas.
B) associação dos seres humanos com a natureza fundamental das sociedades; enraizamentos em espaços e temporalidades herdados que constroem nexos coletivos.
C) falta de controle sobre processos sociais capitais para a vida das pessoas; apagamento dos tempos e temporalidades precedentes como forma de vínculo coletivo.
D) consciência e controle plenos das transformações nas relações sociais; estranhamento com relação aos espaços herdados e projetos de futuro das coletividades.

RESOLUÇÃO:
A alienação pode ser compreendida como uma  condição em que o indivíduo se encontra alheio aos aspectos culturais fundamentais do meio em que está inserido (sejam aspectos culturais, científicos, socioeconômicos…), gerando desencontros e até desavença.
A identidade corresponde à valorização individual dos componentes históricos, culturais e até espaciais, que estruturam  a vida e que foram construídos de forma coletiva.
Resp.: A

Publicidade

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre sistema de fábrica, da Unesp 2016

Sair da versão mobile