Questão discursiva sobre germinação de sementes, da UFV

(UFV)  A primeira etapa da germinação da maioria das sementes é a embebição. A hidratação faz com que a semente se expanda e rompa seus tegumentos, induzindo modificações metabólicas que levam à emissão do eixo embrionário. Isso se dá pela ação de enzimas produzidas de novo, em resposta a estímulos provenientes do embrião. Observe a figura da germinação de uma semente e responda às questões abaixo:

A) Qual é a classe taxonômica da semente representada no esquema?
B) Cite o nome da estrutura indicada por IV:
C) Qual é o número que está indicando a região do endosperma?
D) Cite o nome do hormônio, produzido em III, responsável pela indução da síntese de enzimas em I:
E) Qual é a função das enzimas produzidas em I?

Anúncio

RESOLUÇÃO:
A) A semente mostrada na figura é, tipicamente, de uma monocotiledônea, onde se pode observar o endosperma bem desenvolvido (II) e um único cotilédone (IV) nele encostado.
B) A estrutura indicada por IV refere-se ao cotilédone do embrião da semente.
C) Número II
D)
III refere-se ao embrião da semente, o qual produz o ácido giberélico (giberelina) que migra para a região I (camada de aleurona) e estimula a síntese da enzima a-amilase, a qual é responsável pela digestão do amido armazenado, dando origem às moléculas de glicose usadas como fonte de energia pelo embrião.
Resp.: Hormônio giberelina.
E) É responsável pela digestão do amido armazenado, originando as moléculas de glicose que serão usadas como fonte de energia pelo embrião.

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre hormônios vegetais, da Albert Einstein 2017-2

Sair da versão mobile