Questão comentada sobre Tropicalismo, da UERJ 2019

O álbum de músicas Tropicália ou Panis et circensis foi lançado em 1968. A fotografia que estampou sua capa foi realizada na casa de Oliver Perroy, fotógrafo da Editora Abril, em São Paulo. Cada um levou seus apetrechos, até um penico, comicamente usado por Rogério Duprat como se fosse uma xícara. A imagem ficou tão famosa que se tornou uma espécie de cartão-postal do movimento tropicalista.
Adaptado de f508.com.br.

No contexto do final da década de 1960, o Tropicalismo, que causou polêmicas com produções como a do álbum citado, tornou-se símbolo de
A) purismo estético
B) extremismo político
C) tradicionalismo artístico
D) experimentalismo cultural

Resolução:
Movimento liderado por grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé e Caetano Veloso (além de outros) o Tropicalismo revolucionou o jeito de fazer música. A proposta da corrente era mesclar elementos tradicionais da cultura brasileira a outras experiências como o Pop Art. O movimento foi responsável pela expansão de gêneros tipicamente brasileiros como o samba e o forró e, concomitantemente, permitiu que gêneros internacionais como o jazz, o rock e a rumba ingressassem em nossas fronteiras.
Resp.: D

Veja também:
Questão comentada sobre Tropicalismo, do Enem 2013
Questão comentada sobre Movimentos Culturais, da EBMSP 2018

Anúncio
Sair da versão mobile