Questão comentada sobre tecido epitelial, do Pism

(Pism 1 – Ano 2010) Os tecidos epiteliais de revestimento de mamíferos são altamente resistentes à tração, graças à forte adesão entre as suas células. Os epitélios protegem os tecidos e órgãos internos, como barreira a patógenos, e variam quanto ao número de camadas, forma e funções das células. Em relação aos tecidos epiteliais de revestimento, é INCORRETO afirmar que:

A) a bexiga urinária e a traqueia são revestidas por epitélio simples, não estratificado, com células cúbicas, o que permite elasticidade.
B) os alvéolos e o estômago são revestidos por epitélio formado por apenas uma camada de células, pavimentosas nos alvéolos e prismáticas no estômago.
C) no epitélio de revestimento interno do intestino, são encontradas células secretoras exócrinas e células especializadas na função de absorção.
D) os vasos sanguíneos são revestidos internamente pelo endotélio, um tipo de tecido epitelial pavimentoso simples.
E) a epiderme é um epitélio pavimentoso estratificado que apresenta, entre outros tipos de células, os melanócitos.

Anúncio

Resolução:
A traqueia possui um epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado. Já a bexiga urinária, o ureter e a porção superior da uretra são constituídos por um tecido epitelial estratificado de transição (o formato das células varia conforme o grau de distensão do órgão).
Resp.: A

Veja também:
Questão comentada sobre tecido epitelial glandular, do Pism
 Questão comentada discursiva sobre epitélio de revestimento, do Pism

Sair da versão mobile