Questão comentada sobre sociedades de massas, da Fatec

(Fatec/2018) Segundo o sociólogo e filósofo alemão Herbert Marcuse (1898–1979), a sociedade de massas tem o consumo como seu ideal de vida, limitando seus horizontes e aspirações à posse de bens materiais, como automóveis e eletroeletrônicos.
Podemos afirmar corretamente que a sociedade de massas surgiu
A) no início do século XX, quando a Segunda Revolução Industrial acelerou o processo de urbanização, favorecendo a formação de mercados produtores e consumidores na Europa e nos Estados Unidos.
B) no século XVII, quando a ascensão do pensamento Iluminista popularizou o acesso aos livros, provocando o desenvolvimento da razão e do pensamento crítico das classes populares.
C) na Idade Moderna, quando, ao retirar Deus do centro das preocupações humanas, o Humanismo provocou a
valorização do individualismo, enfraquecendo os laços comunitários.
D) na Grécia antiga, quando o crescimento da população e o surgimento da filosofia forçaram a reformulação da legislação e a extensão dos direitos civis para todas as classes sociais.
E) no final da Idade Média, quando as alterações climáticas provocaram a queda da produção agrícola, o êxodo rural e o surgimento da classe operária.

Resolução:
Na sociedade de massa, a maioria da população está envolvida na produção, comercialização e consumo de bens e serviços. Esse tipo de sociedade surgiu com a Segunda Revolução Industrial e está intimamente relacionada ao processo de urbanização do início do século XX.
Resp.: A

Anúncio

Veja também:
Questão comentada sobre transformações na sociedade, do Enem 2013.

Sair da versão mobile