Questão comentada sobre sociedade contemporânea, da UEL

(UEL/2013) Leia o texto a seguir.
Não é de hoje que ser “moderno” e “antenado” é ser diferente. Toda geração tem seu grupo tentando criar uma identidade própria, de preferência distante dos padrões que a sociedade considera normais, mas muito do que pregam tem um pé nos anos 70. No Brasil, uma das tendências é a ecovila, espécie de comunidade baseada na produção de alimentos orgânicos, no uso de energia renovável e na preservação do ambiente. Outra moda é a volta dos discos de vinil (por exemplo, LPs) e a cultura do faça você mesmo, como a produção caseira de cervejas.
(Adaptado de: PRADO, A. C.; HUECK, K. A Volta dos Hippies. Super Interessante, 296.ed., São Paulo: Editora Abril, out. 2011, p.77-79.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre juventude e sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.
A) A cultura do “faça você mesmo”, por ser contra a exploração social, pauta-se pela recusa em utilizar produtos industrializados.
B) A retomada de práticas artesanais e criativas de sociabilidade é um dos fatores da redução da criminalidade juvenil no Brasil.
C) Entre os jovens de hoje, as identidades têm se constituído, predominantemente, a partir de elementos reconhecidos como culturais.
D) Inspirados nos hippies dos anos 1970, os jovens de hoje forçam o capitalismo a retornar a seu período artesanal.
E) O retorno aos referenciais setentistas justifica-se por ter sido um período no qual os jovens cultivavam mais os valores tradicionais.

Anúncio

RESOLUÇÃO (COMENTÁRIOS DA BANCA ELABORADORA DE PROVAS DA UEL)
A) Incorreta. Nenhuma vinculação há entre a prática do “faça você mesmo” e as lutas contra as diversas formas de exploração social. São, no essencial, práticas voltadas ao lazer e ao divertimento pessoal. Além disso, para que os produtos chamados artesanais possam ser realizados, os seus produtores dependem da utilização de insumos industrializados, bem como de aparelhagens fornecidas pela indústria.
B) Incorreta. Estes são fatores independentes entre si e, nos últimos anos, os dados no Brasil apontam para um aumento do envolvimento e da participação dos jovens em atos considerados criminosos, com intensidades variáveis nas diversas regiões do País. Além disso, a retomada das práticas artesanais são limitadas a certos grupos sociais, em geral de classe média. A retomada de práticas artesanais na fabricação de alguns produtos, como as cervejas, remete, por outro lado, às tentativas de construção de novos padrões culturais no mundo moderno e não tem a finalidade de criar situações que interfiram nos índices de criminalidade juvenil no País.
C) Correta. Nas últimas décadas, a participação do grupo social identificado como jovens tem sido construída, algumas vezes, a partir de valores que se contrapõem à lógica produtivista da sociedade, a exemplo dos hippies, e, outras
vezes, a partir de referenciais como status, modos de vida, estilos de existência, como é o caso dos yuppies, jovens bem sucedidos e voltados ao desfrute de todas as possibilidades abertas pela sociedade capitalista. A diversidade
dessas vivências pode ser designada sob o conceito de culturas juvenis. As identidades dentro do quadro referido são cada vez mais difíceis de serem verificadas a partir de valores relacionados às estruturas de classes. Tratar da
constituição de “identidades” remete, pois, aos recursos teóricos que dão ênfase aos elementos reconhecidos como culturais em uma dada experiência.
D) Incorreta. Os padrões de vida adotados pela juventude atual, tais como consumo de celulares, i-pods, tablets, entre outros produtos, reforçam, entre os jovens, a defesa da sociedade industrial e a renúncia acentuada a tudo que possa
ser identificado ao arcaico. Cite-se, por exemplo, pesquisas que revelam as dificuldades vivenciadas pelos jovens em um dia sem o uso de Internet e de outros veículos de comunicação virtual. Mesmo o chamado artesanal só se torna
possível graças à industrialização de produtos, desde os que viabilizam a elaboração de uma simples pulseira até aqueles que resultam em produção de cerveja caseira.
E) Incorreta. O final dos anos 1960 assim como os anos 1970 são marcados for fortes manifestações identificadas como de “contracultura”, seja no campo das artes, seja nas manifestações políticas. Ressalte-se, em particular, no
que concerne aos anos 1970, a contestação da juventude aos padrões mais tradicionais de arranjos familiares e o movimento hippie, que buscava estabelecer formas de vida social à margem daqueles que haviam marcado a dos pais em décadas anteriores. Também ilustram as recusas aos valores tradicionais e a contestação, pelos jovens, à Guerra do Vietnã e outras intervenções militares conduzidas por países identificados como imperialistas, em particular, os Estados Unidos, e mesmo uma postura diferenciada adotada em relação ao uso de drogas.
RESP.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre estudo da sociedade, da UEL 2015
Questão comentada sobre transformações da sociedade, do Enem

Sair da versão mobile