Questão comentada sobre Reforma Protestante

Confira questão sobre Reforma Protestante

(FMABC/2018) O processo conhecido como Reforma Protestante não foi homogêneo em todos os países onde ocorreu, embora marcado por elementos comuns. Sobre a implementação da reforma ocorrida na Europa do século XVI, é correto afirmar que a monarquia inglesa
A) fundou uma nova igreja, enquanto a monarquia francesa manteve seu vínculo com Roma, e a nobreza germânica do Sacro Império se dividiu, com a religião oficial de cada estado sendo determinada pelos príncipes locais.
B) encontrou resistência para a execução da reforma por parte do clero, temeroso de represálias por parte dos países vizinhos, enquanto a monarquia francesa apoiou o Estado laico e a pluralidade religiosa, e a nobreza germânica do Sacro Império renegou o catolicismo e adotou a religião criada por Martinho Lutero.
C) reformulou as bases da Igreja Anglicana existente, enquanto a monarquia francesa rompeu com o papado, e a nobreza germânica do Sacro Império apoiou o luteranismo, depois da adesão do Imperador Carlos V a essa religião.
D) apoiou a criação de uma igreja protestante, angloalemã, enquanto a monarquia francesa manteve-se fiel ao papado, apoiada pelos huguenotes, e a nobreza germânica do Sacro Império, contrariando a vontade da população camponesa, aderiu à reforma protestante imposta pelo Imperador.
E) se defrontou com a divisão da sociedade em uma guerra civil entre calvinistas e luteranos, enquanto a monarquia francesa fundou uma nova igreja, e a nobreza
germânica, dividida entre luteranismo e catolicismo, provocou a desintegração do Sacro Império.

Resolução:
Iniciada por Martinho Lutero, no início do século XVI, a Reforma Protestante foi uma das reformas cristãs ocorridas em decorrência da insatisfação do povo contra certas atitudes da Igreja, consideradas contrárias aos princípios da própria igreja.
A questão abrange a Reforma Protestante na França, na Inglaterra e na Alemanha.
Na França a maioria da população manteve seu vínculo com Roma (Catolicismo).
Na Inglaterra esse movimento acabou levando à criação da Igreja Anglicana, sendo o monarca o “governador suprema da Igreja”.
Já na Alemanha, com o estabelecimento do “cujus regio ejus religio“, os súditos deveriam seguir a religião dos governadores. Dessa forma, mais ao sul predominou o catolicismo, enquanto mais ao norte, houve predomínio do luteranismo e até do calvinismo.
Resp.: A

Anúncio

Veja também:
Questão sobre a obra Utopia.

 

Sair da versão mobile