Questão comentada sobre sistema linfático, da Unitau

(Unitau 2018-2 / Medicina) O sistema linfático está associado aos nossos mecanismos de defesa. Esse sistema inclui os vasos linfáticos, o baço, o timo, as tonsilas palatinas e os linfonodos. Os vasos linfáticos recuperam uma parte do líquido intersticial que banha os tecidos, a linfa, e a devolve para vasos próximos ao coração, fazendo com que esse líquido volte para a circulação sanguínea. Além dessa, há uma série de outras atividades realizadas por esse sistema. Assinale a alternativa que apresenta apenas função(ões) relacionada(s) ao sistema linfático.
A) Prevenir ou interromper hemorragias e infecções.
B) Suportar a pressão sanguínea da contração dos ventrículos.
C) Colaborar para a manutenção de um meio externo constante e compatível com a vida.
D) Recolher algumas proteínas que vazam dos capilares e absorver gorduras do intestino.
E) Transportar alimento, oxigênio e hormônios no organismo.

Resolução:
O sistema linfático é um importante sistema auxiliar do sistema circulatório. O sistema linfático é responsável pela absorção de gorduras, no intestino delgado, lançando-a na corrente sanguínea.
Os capilares linfáticos também drenam o excesso de líquidos que saiu dos capilares sanguíneos, nos tecidos, retornando esse líquido ao sistema circulatório. Uma obstrução dos capilares linfáticos (como ocorre quando a pessoa está com filariose) provoca um entumescimento do órgão.
O sistema linfático também filtra a linfa, retirando certos patógenos, contribuindo para a defesa do organismo.
Resp.: D

Veja também:
Questão comentada sobre linfa, da UPF 2014-2
Questão comentada sobre circulação sanguínea, da SL Mandic 2017

Sair da versão mobile