Questão comentada aborda sabões e deslocamento do equilíbrio, do Enem 2009.

Questão envolvendo sabões e equilíbrio químico, do Enem

(Enem/2009) Sabões são sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa utilizados com a finalidade de facilitar, durante processos de lavagem, a remoção de substâncias de baixa solubilidade em água, por exemplo, óleos e gorduras. A figura a seguir representa a estrutura de uma molécula de sabão.

Anúncio

Em solução, os ânions do sabão pode hidrolisar a água e, desse modo, formar o ácido carboxílico correspondente. Por exemplo, para o estearato de sódio, é estabelecido o seguinte equilíbrio:

Uma vez que o ácido carboxílico formado é pouco solúvel em água e menos eficiente na remoção de gorduras, o pH do meio deve ser controlado de maneira a evitar que o equilíbrio acima seja deslocado para a direita.
Com base nas informações do texto, é correto concluir que os sabões atuam de maneira
A) mais eficiente em pH básico.
B) mais eficiente em pH ácido.
C) mais eficiente em pH neutro.
D) eficiente em qualquer faixa de pH.
E) mais eficiente em pH ácido ou neutro.

Resolução:
O enunciado informa que o pH do meio deve ser controlado para evitar o deslocamento para a direita (lado rico em OH). Logo, o  meio deverá ser rico em íons hidroxila (OH) , pois, um incremento desse ânion no equilíbrio provocará seu deslocamento para a esquerda (no sentido de consumir o que foi adicionado, de acordo com o princípio de Le Châtelier).
Resp.: A

Publicidade

Veja também:
Questão sobre equilíbrio químico, da Facig 2017

Sair da versão mobile