Questão comentada sobre equilíbrio químico, da Facig 2017.

Confira questão sobre equilíbrio químico, do vestibular 2017 da Facig.

(Facig/2017 – Medicina) Muitas reações ocorrem mediante o consumo total dos reagentes envolvidos ou de pelo menos um deles. Podemos citar, como exemplos, a reação que se dá quando adicionamos um antiácido à água ou quando queimamos um palito de fósforo. No entanto, há reações e processos reversíveis em que reagentes e produtos são consumidos e formados simultaneamente; algumas reações e processos são vitais à manutenção da vida, como, por exemplo, o transporte do
oxigênio atmosférico a várias partes do organismo. Sobre o equilíbrio químico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Um recipiente fechado contém o sistema gasoso representado pela equação 2SO2(g) + O2(g) ↔ 2SO3(g) sob pressão de 6 atm e constituído por 0,4 mol de SO2, 1,6 mol de O2 e 2 mol de SO3. O valor da constante de equilíbrio do sistema em termos de pressões parciais é 15,4.
(  ) Aqueceram-se 2 mols de PCl5 em um recipiente fechado, com capacidade de 2 L. Atingindo o equilíbrio, o PCl5 estava 40% dissociado em PCl3 e Cl2. A constante de equilíbrio é 0,58.
(  ) De acordo com a equação 3NO2(g) + H2O(l) ↔ 2HNO3(aq) + NO(g)                  ΔH0 = –138,18 kJ/mol, o aumento da concentração de NO2 leva a um aumento da concentração de HNO3.
(  ) O equilíbrio NH3(aq) + H2O(l) ↔ NH4(aq) + OH (aq) ΔH<0 será deslocado para a esquerda se a quantidade de água do sistema diminuir.
A sequência está correta em
A) F, F, V, V.
B) V, F, F, V.
C) V, V, F, F.
D) F, V, F, V.

Veja também:
Questão sobre deslocamento do equilíbrio, da UFSCar.

Anúncio
Sair da versão mobile