Questão comentada sobre poluição por monóxido de carbono

Confira questão sobre monóxido de carbono

(USCS/2014) Engarrafamentos em túneis com alta circulação de veículos automotivos ou incêndios são situações que podem causar danos à saúde humana, sobretudo, devido à inalação do gás monóxido de carbono (CO). Esse gás é tóxico porque, ao ser inalado,
A) atinge os alvéolos pulmonares, causando sua rápida destruição o que leva à morte por asfixia, pois sem esses alvéolos não é possível captar gás O2 e eliminar o gás CO2.
B) reage com íons que estão no sangue e forma compostos corrosivos que vão destruindo tecidos vitais, como o nervoso e o cardíaco, levando o indivíduo à morte.
C) reage com a molécula de hemoglobina e forma um composto instável, que deixa o pH do sangue ácido, danificando o bulbo e levando à morte por parada cardiorrespiratória.
D) atinge rapidamente a corrente sanguínea e causa trombos nos capilares sanguíneos do miocárdio ou do encéfalo, o que pode causar um infarto ou um AVC.
E) reage com a molécula de hemoglobina e forma um composto estável, que dificulta a captação de gás O2 e a eliminação de gás CO2, podendo causar asfixia.

Resolução:
O monóxido de carbono, um produto da combustão incompleta, tem a capacidade de ligar-se à hemoglobina, formando a carboxiemoglobina, um complexo muito mais estável que a oxiemoglobina (complexo formado pela união do O2 com a hemoglobina). Dessa forma, as hemácias deixam de transportar gás O2 e passam a transportar o monóxido de carbono, causando asfixia.
Resp.: E

Anúncio

Veja também:
Questão comentada sobre problemas ambientais, da Unisantos 2017

Sair da versão mobile