Questão comentada sobre partidos políticos no Brasil, da UFSC

(UFSC/2018) Sobre os partidos políticos na história do Brasil, é correto afirmar que:
01) a ANL (Aliança Nacional Libertadora), criada durante os anos 1930, representava a principal força em defesa dos ideais fascistas no Brasil.
02) durante a República Populista (1946-1964), o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) manteve sólida aliança com a UDN (União Democrática Nacional) em defesa dos interesses nacionalistas e contra o domínio da elite econômica vinculada ao PSD (Partido Social Democrático).
04) o AI-2, instaurado pelo regime militar em 1965, extinguiu os partidos políticos existentes e decretou o bipartidarismo com dois novos partidos políticos: o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), partido oficial de apoio ao governo ditatorial, e a ARENA (Aliança Renovadora Nacional), que reunia as diversas forças de oposição.
08) em pleno período monárquico, o avanço das ideias republicanas ficou fortalecido com a criação do PRP (Partido Republicano Paulista), através da Convenção de Itu, em 1873.
16) como resultado da vinculação brasileira ao bloco estadunidense durante a Guerra Fria, o governo do general Eurico Gaspar Dutra rompeu relações diplomáticas com a União Soviética e decretou a ilegalidade do PCB (Partido Comunista Brasileiro).
32) no final dos anos 1980, o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) sofreu uma importante baixa no seu quadro, quando um grupo de parlamentares de centro-esquerda, liderados por políticos como Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso, deixou o partido para formar o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).
64) temendo a imagem negativa do Partido Conservador no país, o imperador D. Pedro II optou por manter seu gabinete vinculado ao Partido Liberal durante todo o seu governo (1840-1889).

Resolução:
Estão incorretos os itens 01, 02, 04 e 64.
01) A ANL era antifascista;
02) PTB e UDN eram partidos opostos;
04) Era o oposto (ARENA era situação e MDB era oposição);
64) Durante o governo de D.Pedro II, havia revezamento entre liberais e conservadores no poder.
Resp.: 56
Dado da UFSC: apenas 1,90% dos candidatos acertou a questão integralmente, o que a coloca como uma questão muito difícil.

Anúncio

Veja também:
Questão comentada sobre Brasil República, do Enem 2006.

Sair da versão mobile