Questão comentada sobre lixo, da Unicamp.

(Unicamp) “FAÇA DO LIXO UM ADUBO: Folhas mortas, casca de frutas, restos de alimentos quando queimados liberam gases poluentes. […] Use este material para fazer um fertilizante natural. Consiga um latão, perfure-o nas laterais e vá intercalando este ‘lixo úmido’ com camadas finas de terra. Coloque em local arejado e mantenha sempre úmido, mas não demais. Em poucos meses, o material ficará uniforme, escuro, com cheiro de boa terra. Está pronto o adubo orgânico.”

(informação na Internet: www.meioambiente.org.br/conversa.htm; Jornal Urtiga, Associação Ituana de Proteção Ambiental, Itu.)
a) Que processo transforma o lixo em adubo? Explique em que consiste esse processo, indicando os organismos envolvidos.

Anúncio

b) Cite dois produtos desse processo presentes no fertilizante, que são utilizados como fonte de macronutrientes pelas plantas.

Resolução:
a) O processo que transforma o lixo em adubo é a decomposição. Nesse processo, substâncias orgânicas transformam-se em inorgânicas, que podem ser reutilizadas. Os organismos envolvidos são fungos e bactérias.

b) Dentre os macronutrientes presentes no fertilizante, poderiam ser citados o fósforo, o nitrogênio, o potássio, o cálcio, o magnésio e o enxofre.

Publicidade
Sair da versão mobile